Postagem referente à aula de 18062018


Paulo Sérgio Ramos da Costa – nº USP 1347617 – Biblioteconomia / Matutino 2018

Profª Brasilina Passarelli

Blog da disciplina Recursos Informacionais II – Matutino – Paulo Sérgio 2018

Postagem referente à aula de 18/06/2018

Plataformas abertas – Wikipedia e congêneres

 

 “A Wikipédia é alojada pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos que também aloja vários outros projetos”. Disponível em: <https://www.wikipedia.org/>. Acesso em 21 jun. 2018.

"A Wikipédia foi formalmente lançada em 15 de janeiro de 2001. Ela começou como um projeto complementar para a Nupedia, um projeto de enciclopédia online gratuita de língua inglesa, cujos artigos eram escritos por especialistas e revistos em um processo formal. [...] Larry Sanger e Jimmy Wales fundaram a Wikipédia. Embora Wales seja creditado por definir o objetivo de fazer uma enciclopédia editável publicamente, Sanger é geralmente creditado pela estratégia de usar um wiki para alcançar esse objetivo. A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável??, que todos possam editar e melhorar. [...] Todos os editores da Wikipédia são voluntários. [...] Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo".  Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal>. Acesso em 21 jun. 2018.

A Wikipédia tem sido acusada de expor viés sistêmico e inconsistência; além disso, os críticos argumentam que a natureza aberta da Wikipedia e a falta de fontes adequadas para grande parte da informação torna o conteúdo pouco confiável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma wiki?

"Uma wiki serve para que muitas pessoas possam colaborar numa base n com n, editando páginas. Cada página passa a ser um produto coletivo.
[...] Quem quiser agregar terá que escrever mais comentários, quando o preferível seria termos uma página respondendo de forma plena a todas essas questões. Essa página iria enriquecendo com a contribuição de cada um, que condensaria o que outros já tivessem escrito, eliminaria redundâncias, e faria da página uma peça de boa qualidade para quem chegasse depois". Disponível em: <http://escoladeredes.net/group/wikiway/forum/topics/para-que-serve-e-como-usar-uma>. Acesso em 21 jun. 2018.

De acordo com Cunha; Cavalcanti (2008), wiki

"é um termo do Havaí que significa rápido. Sítio web desenvolvido para uso colaborativo. Refere-se a uma coleção de páginas Web, livremente expansível, com um sistema de hipertexto para armazenamento e modificação da informação e uma base de dados onde cada página é facilmente editada pelo usuário com formulários utilizados por um cliente navegador. As páginas são controladas, criadas, editadas, hiperveiculadas, movidas, renomeadas por meio de linguagem de programação ou de scripts; em seguida, são armazenadas como arquivos de texto em ASCII ou numa base de dados relacional. São visualizadas como páginas em HTML, por meio de formulários por um servidor Wiki". (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 380).

Wikileaks

"Apesar do seu nome, a WikiLeaks não é uma wiki ? leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo. WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. [...] Cabe ressaltar que

[...] Em 2 de fevereiro de 2011, o WikiLeaks foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, pelo parlamentar norueguês Snorre Valen. O autor da proposta disse que o WikiLeaks é 'uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência' no século XXI. 'Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz', acrescentou". Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/WikiLeaks>. Acesso em 21 jun. 2018.

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia.  Brasília-DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008, 450 p.

 

                                                                                              


© 2017 - 2025 by NeoCyber.