Aula 19/03


Resenha: Internet, Buscadores, Bibliotecas Virtuais e Open Archives (Arquivos Abertos) e Wikipédia.

 

A Internet teve sua origem na ARPANET que foi uma rede que foi destinada a uso militar, criada em 1970. Em 1985, perde seu caráter militar e passa a englobar redes de universidades e de institutos de pesquisa americanos, empresas, instituições.

Os softwares livres são programas que apesar de conter algumas restrições, podem ser modificados, copiados, redistribuídos, estudados. É um software que não é vendido visando lucros e é distribuído com uma licença de software livre e contém o código fonte disponível.

Para um software ser livre, a Free Software Foundation, definiu quatro quesitos que é preciso atender, são eles:

·    A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
·    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
·    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
·    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Ainda o software livre garante a autoria do desenvolvedor ou organização, quando usado com licenças. E existem softwares que o autor pode  RELEGAR a licença e então o programa se torna bem comum, assim como um software em domínio público pode ser considerado como um software livre.

Existe também o Copyleft, que é baseado na propagação dos direitos. Um software livre sem copyleft pode ser tornado não livre por um usuário. Já um software protegido por uma licença copyleft, se distribuído, deverá ser sob a mesma licença.

Temos também o open source, que é um tipo de programa cujo código fonte é visível publicamente. Assim como o software livre deve seguir as quatro liberdades, mas não estabelece certas restrições como as contidas na GPL.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.