A história dos bancos de dados


A história dos bancos de dados

Desde sempre, a troca de informações fez-se necessária para o desenvolvimento da humanidade. A escrita foi uma das formas que auxiliaram esse processo. Com o surgimento do papel, foi possível registrar as informações em um meio físico, facilitando assim o seu manuseio e o seu transporte. 

Com o decorrer do tempo, no entanto, surgiram outros problemas. O aumento exponencial de informações fez com que o papel deixasse de atender às novas demandas devido as suas limitações. Era impossível fazer o controle de grandes empresas utilizando apenas o papel. Para solucionar esse problema, surgiram os bancos de dados.

Na década de 60, em que os computadores passaram a fazer parte do cotidiano das grandes empresas, foram desenvolvidos dois principais modelos de dados: o modelo em rede e o modelo hierárquico. Mas a falta de controle continuou a ser um problema, o que acabava gerando um alto índice de dados corrompidos. Posteriormente, no início da década de 70, Edgar Frank Codd propôs o modelo de dados relacional, que se tornou um marco em como pensar em banco de dados. Ele desconectou a estrutura lógica do banco de dados do método de armazenamento físico. A partir da metade da década de 80, houve a popularização da Linguagem Estruturada de Consulta - SQL (Structured Query Language), sendo que esta passou a se tornar um padrão mundial. É na década de 90, porém, que ocorre a explosão da Internet./WWW e outros fenômenos como o aumento do uso de soluções de código aberto (open source) e processos de transação em tempo real (OLTP - On-Line Transaction Process) e processos analíticos em tempo real (OLAP – On-Line Analitical Process)  atingindo o seu ápice.

Atualmente, com o surgimento de novos sistemas e a produção crescente e ininterrupta de informações, tornar-se-á necessário cada vez mais o desenvolvimento de novos recursos para manipulação e análise dos dados.

 

https://www.devmedia.com.br/a-historia-dos-banco-de-dados/1678 

 

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.