Aula - 18Mar2019
Postagem realizada em: 18/03/2019 às 11:08:21
Autor: Helio Ohmaye
Panorama histórico da evolução computacional
Uma observação interessante, de importância histórica fundamental, é compreender a evolução da informática e entender o mundo em que se vive.
Com a invenção da prensa móvel, a instalação de bibliotecas e a disseminação da informação, principalmente após a Revolução Industrial, trabalhar com grandes volumes de dados, e informações, torna-se um problema para a civilização moderna ocidental. A mesma dificuldade de organizar os livros ou contabilizar os habitantes após a realização de um Censo, leva pesquisadores e empresas a pesquisar métodos automatizados que possam ser realizados com rapidez, eficiência, qualidade e confiabilidade, por equipamentos mecânicos e elétricos.
Após a 2. Guerra Mundial, surgem diversos aparatos que tentam realizar atividades numéricas de natureza intrinsecamente humanas. O desenvolvimento tecnológico, nas décadas seguintes, permite a disseminação e a utilização de computadores, aqui entendidos como conjunto de hardware e software para armazenar e ordenar um grande volume de informações.
Em relação aos Banco de Dados, os primeiros produtos comerciais trabalham os dados em formato posicional, numerados em uma tabela onde cada campo ocupa tamanho fixo. A evolução deste modelo considera o esquema de armazenamento hierárquico (organizados em estrutura semelhante a uma árvore).
Um trabalho interno na empresa IBM gera outro modelo de organização de dados, o modelo relacional, e um gerenciador exclusivo para sua manipulação, a Structured Query Language ou SQL. Este modelo relacional e a SQL são utilizados até os dias atuais por grandes corporações financeiras.
Com o lançamento dos PCs, e sua adoção por empresas, os microcomputadores tornam-se uma alternativa de baixo custo para informatização de empresas, e surgem novos produtos para atender este novo mercado.
Outro marco referencial é o surgimento comercial da Internet, com aplicações relacionadas com as redes sociais, juntamente com a disseminação dos smartphone, que abordam novos desafios de conectividade.
Referencias
Um pouco sobre a história dos bancos de dados – Parte I. disponível em: < http://www.savepoint.blog.br/2017/10/24/um-pouco-sobre-a-historia-dos-bancos-de-dados-parte-i/>.
A História dos Banco de Dados. Disponível em: < https://www.devmedia.com.br/a-historia-dos-banco-de-dados/1678>.