O começo
Postagem realizada em: 18/03/2019 às 21:44:06
Autor: Ana Rebecca Bartelt

O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco e em atividades mecânicas, como as linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade.
Na pesquisa científica, o computador tem possibilitado a simulação de experiências inviáveis na realidade, devido ao alto custo ou periculosidade, como situações de temperatura excessiva ou de explosões. Na educação há uma grande variedade de softwares que ensinam Desenho, Música ou Gramática. Os bancos oferecem um número cada vez maior de serviços informatizados, como os caixas eletrônicos e as consultas on-line a partir de um computador pessoal ligado à agência. Na área das comunicações, a grande inovação é a interligação dos computadores de todo o mundo numa grande rede, a Internet. Na astronáutica, os satélites artificiais informatizados fazem, entre outras aplicações, o mapeamento da atmosfera terrestre e de outros planetas.
Não esquecendo é claro o papel indispensável das mulheres nesse processo de evolução dos computadores, que permitiram que instituções científicas como a NASA pudessem realizar tudo que realizaram para alcançar o renome que têm hoje, atuando como verdadeiros compuadores humanos por sua alta capacidade matemática. Hoje, o preço para se poder levar os documentos, arquivos e programas para todos os lugares não é muito superior ao cobrado por desktops. O que lembra a propaganda para o lançamento do Macintosh em 1984, fazendo referência à obra de George Orwell: a conectividade constante e ilimitada nos tempos atuais traz a frente debates sobre desafios em relação à nossa privacidade.
https://medium.com/@roberttangells/a-historia-do-computador-e-sua-import%C3%A2ncia-na-comunica%C3%A7%C3%A3o-c90a9b72c70
https://www.youtube.com/watch?v=UFnVe7GrdR8