Internet das Coisas
Postagem realizada em: 08/04/2019 às 11:21:33 - Última atualização em: 22/04/2019 às 09:59:36
Autor: Caio Almeida
Internet das Coisas
A internet das coisas pode ser entendida como uma rede que conecta diversos objetos cotidianos. Qual seria o uso disso, podemos nos questionar, mas a resposta é um tanto simples, coleta de dados. A maioria dos dados coletados hoje é sub-utilizada, ou seja, acabamos não usando de maneira eficiente. O que a internet das coisas permite é que todos estes dados capturados por diversos dispositivos sejam relacionados e que portanto agreguem valor.
Isso tudo soa um tanto abstrato em um primeiro momento, mas tome a seguinte reportagem como exemplo para entender como este processo pode ser benéfico para a nossa qualidade de vida hoje, nos ambientes em que vivemos: https://brasil.rfidjournal.com/noticias/vision?14143/1
Conforme mais dispositivos começam a fazer parte desta rede, maiores as possibilidades desta ferramenta. Isso pois conforme mais informações são relacionadas mais conclusões e "auxílios" podem ser feitos. "A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens." (Techtudo, 2014). As expectativas para uma ferramenta como esta são um tanto fantásticas.
Agora, por parte da tecnologia, ainda existem algumas barreiras a serem quebradas. É imprescindivel que padrões dentro destas conexões sejam criados, já que o conceito inteiro gira em torno do relacionamento de dados, mas diversas empresas já estão trabalhando em cima disso. E, ao menos me parece, que a questão da privacidade deve ser melhor definida e discutida, pois quase não se vê, embaixo das de páginas especulando as possibilidades da tecnologia como o mercado atuará sobre ela, e a informação pessoal neste contexto me parece bem valiosa. (Nota: bem possível que o Google não tenha interesse em recuperar tais discussões também...)
De qualquer maneira, ai esta, uma ferramente extremamente poderosa com muitas possibilidades e que para o bem ou para o mau será (se ja não o é) parte do nosso cotidiano.
Imagem:
http://portallubes.com.br/2018/10/internet-das-coisas/