Aula - 08Abr2019


IoT, Big Data e Inteligência Artificial

 

Aos que não sabem como “isso” pode influenciar, deve-se lembrar que ao fazer a declaração de Imposto de Renda ou ir a um posto médico, as informações são coletadas, organizadas e permite um incremento na qualidade e redução de custos nos serviços, formando conclusões que podem levar a decisões estratégicas.

O conceito de Big Data refere-se ao processo de gerar, capturar e processar grandes quantidades de dados de maneira contínua, com qualidade e eficiência. As três principais propriedades técnicas são o Volume, a Velocidade e a Variedade, capazes de gerar insights que podem levar a melhorias e aperfeiçoamentos nos negócios. Também, deve ser observado que o Big Data se refere somente aos dados, gerando informações relevantes e outras que não se traduz em valor sem a adequada análise.

Assim, pode-se mesmo afirmar que quanto mais informações divulgadas e disponibilizadas, mais parâmetros e conclusões serão colhidas. Uma organização que estabelece uma cultura no uso de dados, consegue impacto positivo no contexto interno e externo.

 

Inteligência Artificial pode ser definida, genericamente, com o conjunto de hardware e software que importam fluxo de dados, em qualquer formato e tamanho, e utilizam para gerar informações em decisões específicas. Quando bem organizados, os dados podem ser uma forma rápida e eficiente de resolver problemas. Na era digital, os dados gerados no cotidiano de uma organização, pessoal e empresarial, são valiosos na geração de padrões e correlações ocultas para a devida transformação em informação e conhecimento.

Entre os fatores mais impactados podem ser citados, a tomada de decisões mais rápidas e assertivas, a redução de custos na análise de grande quantidade de dados com eficiência, e inovações em produtos e serviços, compreendendo e avaliando expectativas dos clientes.

 

Um exemplo concreto de acessibilidade assertiva é a utilização, na contação de histórias, de um Fantoche Eletrônico confeccionado com tecnologia baseada na Internet das Coisas, ou IoT, e voltada para pessoas com deficiência cognitiva. Realizada por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o Fantoche utiliza interface multimídia, permite extensões e funções para estímulo na contação de histórias para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dispositivo é um conjunto de hardware e software que estimula o estado afetivo de interesse, relacionado à motivação de crianças autistas, e a oralidade, e criando mecanismos de comunicação com as mesmas.

 

 

Referencias

 

Fantoche eletrônico conta histórias para crianças com autismo. Disponível em <https://itforum365.com.br/fantoche-eletronico-conta-historias-para-criancas-com-autismo/>. Acesso em: 08/Abril/2019.


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