Bases de Dados Numéricos


Bases de Dados Numéricos

 

O grupo apresentou as principais características do tema, como os conceitos, objetivos e para que servem. Apresentou um breve histórico e em seguida iniciou apresentando dados numéricos e estatísticos de órgãos nacionais:

  1. SIDRA

  2. Fundação SEADE

  3. DIEESE

  4. MTE (Ministério do trabalho)

  5. Países - IBGE

    Navegou pelas plataformas e analisou os dados, as interfaces, a navegabilidade, as opções e recursos apresentadas por cada plataforma.

    Analisou outros órgãos, internacionais:

  1. INE - Portugal

  2. UNdata - dados da ONU

  3. INSEE - França

  4. CENSUS - EUA

  5. OECD - ONU

 

    Notou que algumas bases têm tutoriais, gráficos comparativos, visualizações com diversas ferramentas, simulações científicas e comparação de dados.

 

    Para exercício, uma das plataformas foi analisada, e a escolhida foi o DIEESE. Notou-se que na base encontra-se facilmente relatórios sobre temas propostos:

 

    Além disso é possível criar e filtrar os dados para pesquisa mais aprofundada:

 

    Esta base de dados não foi apresentada como o que possui melhor navegabilidade, porém, percebe-se que, com um objetivo específico, a pesquisa a ser realizada com filtros corretos, os dados oferecidos pelo mesmo são bastante interessantes e úteis para a construção dos dados de uma pesquisa, o que economizaria tempo e de uma investigação científica.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.