A evolução das bases de dados
Postagem realizada em: 10/03/2020 às 01:13:51 - Última atualização em: 10/03/2020 às 01:39:25
Autor: Diego Freire
Os primeiros grandes computaores surgrem após a II Guerra Mundial, sobretudo voltados a projetos de balística e cálculos de guerra que demandavam muito tempo quando feitos manualmentes. Nos anos 70, as máquinas começam a ser utiizadas também para a produção de informação textual e assim começam a surgir os conceitos de base de dados para a ciência da informação.
A concepção de base de dados para a Ciência da Informação (C.I.) é diferente daquele utilizada em T.I. (Tecnologia da Informação). No caso da C.I., por trás dessas bases há grandes grupos editoriais, que viabilizaram a transição dos antigos catálogos impressos para o ambiente digital. A maioria desses grupos desde o início elaborou bases no modelo misto: incluindo materiais com o próprio copyrights e outros de terceiros.
Entre os bancos de dados científicos, observamos que as áreas biológicas e exatas habitualmente possuem maiores financiamentos do que os campos das ciências sociais e aplicadas. Nesse meio, há uma verdadeira rede de citações - na qual, quanto mais alguém é citado, mais relevante se torna.
Os primeiros computadores eram acessíveis apenas para analistas de sistemas, com linguagens codificadas. Desde oas anos 80, porém, especialmente após o lançamento do Macintosh pela Apple, o acesso se democratizou e o usuário final tem amplas possibilidades de se comunicar.
A IBM foi uma empresa fundamental para abrir esse caminho. A companhia surgiu no fim do século XIX, quando fez o primeiro censo americano de forma incrivelmente eficiente para a época. Com o passar dos anos, a empresa seguiu acompahando os avanços tecnológicos e se destacou na era pioneira dos grandes computadores. A foto que ilustra este post é um exemplo de computador antigo da IBM.
Posteriomente, a Apple deu uma grande colaboração, quando, com o Macinstosh, lançou a interface gráfica para computadores pessoais - uma quebra de paradigma, superando a antiga interface procedural. O comercial que divulgou o lançamento, fazendo referências aos livro 1984, foi histórico ao mostrar o usuário final ganhando poder.
Também com a colaboração da Microsoft, a internet então se tornou um sucesso nos anos 90, cada vez mais democrática em relação a seus origens dos anos 60 - ligaos a projetos científicos, com foco em cálculos e fins militares.
Essa prática evoluiu até chegarmos ao Big Data dos dias atuais, com enormes bancos de dados e um processo no qual muitos dados são armazenados mesmo sem consciência dos indivíduos, o que levanta a importância de se preocupar com a segurança da informação.