Aula 2 - Bases de Dados - Primeiros Computadores
Postagem realizada em: 16/03/2020 às 11:58:44
Autor: Natalia Silva
Discente: Natalia Silva
Aula 2: Bases de Dados - Primeiros Computadores
O tema da segunda aula da disciplina Recursos Informacionais II ministrada no dia 09/03/2020 foi “Bases de Dados - Primeiros Computadores”. A aula foi iniciada com o conceito de banco de dados, que eclodiu após a segunda guerra mundial em grandes computadores comerciais, com a finalidade de facilitar a execução de estratégias. Tendo como Alan Turing, matemático que quebrou a criptografia do governo alemão, um dos principais nomes como percussionista dos computadores e da inteligência artificial. Durante a Segunda Guerra Mundial, a comunicação militar era feita através de ondas radiofônicas e cabos telefônicos, daí a necessidade de usar a criptografia, que diz respeito ao embaralhamento de símbolos para tornar incompreensível a mensagem que vinha a ser interceptada. Diante desse contexto surge a necessidade de grandes computadores e investimentos na área computacional.
Dando continuidade a esse desenvolvimento, foi discutida a diferença entre banco de dados e base de dados. Os fundamentos de bancos de dados surgiram na empresa IBM, nas décadas entre 1960 e 1970, através de pesquisas de funções de automação de escritório. Essas pesquisas surgiram da necessidade da substituição da mão de obra humana para a armazenamento e indexação, sendo a solução mecânica um meio eficiente e menos custoso.
Segundo as explicações expostas, banco de dados é um conjunto ou aglomerado de bases de dados. O conceito de base de dados pode ser definido como um conjunto de dados relacionados entre si, uma coleção de dados organizada que dão sentido aos dados, tornando-os fontes de informação com recuperação acessível. Seria a transposição da ficha catalográfica para o computador, acrescentando diversos campos e critérios de busca. Foi comentado que antes do computador, a busca em material impresso era realizada por índice, exemplo: autor; assunto; casa publicadora; etc.
Após a apresentação do contexto histórico do começo da internet, primeiros computadores e primeiros banco de dados, foi exibida uma lista com diferentes bases de dados acadêmicos e buscadores, tanto fechados quanto acesso aberto. Disponível no link: https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_academic_databases_and_search_engines.
Ao final da aula 2, foram sugeridos vídeos temáticos para consulta, onde destaco dois que despertaram mais interesse:
História dos computadores: https://www.youtube.com/watch?v=O5nskjZ_GoI&feature=youtu.be
Mulheres na computação: https://www.youtube.com/watch?v=eE69LKO4dCQ&feature=youtu.be
Referências: https://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/03/historia-de-balan-turingb-no-filme-o-jogo-da-imitacao.html
https://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula3
http://spaceprogrammer.com/bd/conceitos-fundamentais-para-compreender-uma-base-de-dados/