Um pouco da história do Google
Postagem realizada em: 18/03/2020 às 09:33:41
Autor: Diego Freire

A gigante de tecnologia foi fundada em setembro de 1998, por Larry Page e Sergey Brin (que recentemente deixaram o quadro controlador da empresa, se afastando da gestão diária e apenas mantendo cargos na consultoria).
“Hoje, em 2019, se a companhia fosse uma pessoa, seria um jovem adulto de 21 anos e estaria em tempo de ‘deixar o ninho’. Embora tenha sido um tremendo privilégio estarmos profundamente envolvidos na gestão diária da empresa por tanto tempo, acreditamos que é tempo de assumir o papel de pais orgulhosos — oferecendo conselhos e amor, mas não a incomodando todos os dias", escreveram os fundadores em sua despedida.
O russo Sergey Brin foi para os EUA na iinfância e teve grande influência em casa para se dedicar ao ramo da internet. Seu pai era professor de matemática e a mãe uma cientista da NASA. Curstou Ciência da Computação na Universidade de Maryland e, após se formar em 2003, seguiu seus estudos em um doutorado na Universidade de Stanford, onde conheceu Larry Page.
Page, o outro fundador, também tinha influência de casa: era filho de um cientista de computação da Universidade de Michigan e lá se formou em engenharia da computação. No doutorado em Stanford, estabeleceu forte amizade com Sergey Brin e escreveu artigos acadêmicos com o colega.
As pesquisas em conjunto resultaram em um mecanismo de pesquisa chamado BackRub! - pois checava os backlinks dos sites - que viria a ser o protótipo do que conhecemos hoje como o buscador do Google. O projeto foi hospedado pela própria universidade de Stanford - excedendo a banda disponível, devido ao sucesso - e até o final de agosto de 1996, o serviço já tinha indexado mais de 75 milhões de páginas.
Com este know hall, a dupla desenvolveu um novo sistema de buscador. Como destaca artigo do site "Oficina da Net", "enquanto os motores de busca convencionais da época exibiam os resultados classificando-os pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois criaram um sistema melhor, que analisava as relações entre os sites, mostrando os melhores resultados em um contexto maior. Eles chamaram esta nova tecnologia de PageRank, onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original".
Ao lançar seu produto, escolheram o nome "Google" em uma brincadeira com a palavra "googol", um termo matemático usado para representar o número 1 seguido de 100 dígitos 0.
No início o Google também fora hospedado no domínio da universidade, www.google.stanford.edu. Endividados, gastando consideravelmente com a pesquisa, os dois fundadores precisavam de dinheiro para dar seguimento ao serviço, e para isso contaram com um cheque de 100 mil dólares de Andy Bechtolsheim, cofundador da Sun, fabricante de computadores, semicondutores e software.
Para abrir uma empresa, a dupla abriu um escritório em Menlo Park. O domínio Google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997, sendo lançado quase um ano depois em 4 de setembro de 1998. Nesse mesmo ano, o recém-fundado buscador contratou seu primeiro funcionário: Craig Silverstein, considerado um brilhante aluno de Ciências da Computação de Stanford.
Com o rápido desenvolvimento, a companhia decidiu que a garagem já não era suficiente para abrigar o potencial do negócio e seus 8 funcionários àquela altura se mudaram, em 1999, para a Avenida Universitária, número 165 em Palo Alto, perto da universidade de Stanford.
Fontes: https://www.startse.com/noticia/empreendedores/larry-page-sergei-brin-deixam-google-alphabet
https://www.oficinadanet.com.br/post/14208-a-historia-do-google