Aula 3. A Wikipédia.


As grandes fontes informacionais antes da Era digital em que vivemos atualmente eram as famosas enciclopédias como a Britânica ou a Barsa. Nos dias de hoje, entretanto, é comum, quando queremos saber a respeito de algo, automaticamente pesquisarmos no celular e, dependendo da quantidade e da qualidade da informação que estamos buscando, termos como uma primeira fonte informacional a Wikipédia.

A Wikipédia nasceu em 2001, com a proposta de ser uma enciclopédia online de livre acesso e editada por voluntários. Antes de migrar para a plataforma Wiki, já havia sido feito uma primeira versão, chamada de Nupedia, mas que falhou por ser criteriosa demais e possuir uma configuração mais acadêmica. Foi então que chegou ao conhecimento dos idealizadores o Wiki, onde existia uma maior flexibilidade e a capacidade de se desenvolver artigos com hiperlinks.

Desde sua criação a Wikipédia foi crescendo, começou a expandir para domínios internacionais, foi criada a fundação Wikimedia com o objetivo de gerir a Wikipédia, e os números de editores continuavam aumentando durante os anos. Entretanto, essa liberdade proposta, onde qualquer pessoa poderia editar e colocar informações acaba por desqualificar os conhecimentos que estão disponibilizados.

O que poucos sabem é que existem regras de avaliação para os conteúdos que são colocados na Wikipédia. Qualquer pessoa pode editar novas informações, entretanto, existem os chamados “veteranos”, aqueles que possuem uma maior credibilidade por já terem realizados um certo número de edições, e que são encarregados de avaliar o que vem sendo editado. Além deles, é importante citar, existem os bibliotecários, que auxiliam nesse trabalho de (re)avaliação da informação que está sendo disponibilizada.

Outro ponto interessante e que demonstra que uma maior credibilidade deve ser dada a Wikipédia é que, em uma pesquisa da revista Nature comparando erros dessa com a Enciclopédia Britânica chegou-se à conclusão de que a primeira possuía apenas uma quantidade um pouco maior de erros do que a segunda.

Isso mostra que, mesmo a Wikipédia sendo uma enciclopédia online livre para acesso e edição, existem alguns critérios de avaliação pertinentes para que os conteúdos que serão disponibilizados para o público consultor não contenham informações falsas. E que existe um trabalho dos próprios editores envolvidos com a Wikipédia de minimizar ao máximo a ocorrência de erros nessas informações.

 

Referências:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/03/eps/1530608546_468889.html

https://www.tecmundo.com.br/mercado/133166-historia-wikipedia-enciclopedia-livre-video.htm

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.