A internet e seus buscadores


Internet

Os primeiros indícios da internet como conhecemos aparecem nos Estados Unidos, no contexto militar da Guerra Fria, na década de 70. É só em meados da década de 1980 e início de 1990 que ela passa a ter caráter mais público, até alcançar as universidades, empresas, instituições e pessoas em geral. Atualmente, a internet é uma meta-rede, ligando milhares de computadores por todo o mundo. Entre seus principais usos estão os serviços de comunicação (e-mail, redes sociais etc.), as transferências de arquivo, a possibilidade transmissões em tempo real, e tantas outras funcionalidades.

Acessível através de provedores, a internet contém um sem-número de websites, contendo webpages e homepages agrupadas por assuntos ou objetivos em comum. Os principais métodos de navegação desse universo online são os buscadores mundiais.

 

O Google

O Google, criado em 1998 na California por Larry Page e Sergey Brin, é atualmente uma das três empresas mais valiosas do mundo e, provavelmente, o buscador mais popular do globo. O carro chefe da empresa ainda é o seu buscador mundial, que trabalha com o sistema Page Ranking, que determina a relevância de um website de acordo com a quantidade de link que levam a uma página. 

Além da pesquisa por websites, o Google também oferece outras modalidades de pesquisa, tais como: por imagem, notícias, vídeos e até trabalhos acadêmicos. Atualmente, o sistema de busca do Google faz uso de buscadores booleanos, a fim de enriquecer o refinamento de pesquisas para os usuários.

 

A Wikipedia

A Wikipedia, criada em 2001, teve início como uma tentativa de criar uma enciclopédia mundial colaborativa, permitindo a edição dos artigos por qualquer usuário. A ideia ganhou solo fértil na internet e tornou-se um grande repositório online para as mais diversas pesquisas. O termo wiki vem da língua havaiana, onde wiki significa rápido.

Apesar de livre e colaborativa, a Wikipedia conta com um sistema de editores que, divididos por áreas do conhecimento, validam alterações em artigos e fazem a checagem das referências utilizadas. Esses avaliadores também são usuários e vão subindo de nível de acordo com suas contribuições no sistema.

Atualmente, a Wikipedia está disponível em 205 idiomas e dialetos, e continua crescendo com a colaboração contínua de usuários comuns e editores.

 

Biblioteca Digital Mundial

Para além dos buscadores e enciclopédias digitais, existem iniciativas de bibliotecas digitais que buscam oferecer acesso a informações e documentos confiáveis a toda a população mundial. Entre as quais podemos citar a Biblioteca Digital Mundial, ou World Digital Libraty (WDL) em inglês. 

A WDL é o resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Library of Congress (LC) dos Estados Unidos e outros 31 países colaboradores.  Criada em 2009, a biblioteca está disponível em sete idiomas e contém materiais que contam desde 8000 a.C. até a atualidade. 

A coleção da biblioteca conta com materiais históricos, considerados tesouros da humanidade, em suas diversas tipologias, tais como manuscritos, filmes, gravuras, fotografias, livros raros, desenhos arquitetônicos, mapas etc. Facilmente explorados pelas denominações de lugar, período, tópico, tipo do item, idioma e instituição.

 

Referências:

https://www.google.com/

https://www.wdl.org/pt/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Wikip%C3%A9dia

https://pt.wikipedia.org/wiki/World_Digital_Library

https://olhardigital.com.br/noticia/google-historia-curiosidades-e-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-buscador/80732


© 2017 - 2025 by NeoCyber.