Aula 16.03: Internet, Buscadores, Bibliotecas Virtuais e Open Archives (Arquivos Abertos) e Wikipédia


INTERNET



            A Internet é um entrelaçado de informações à escala mundial, é infinita e está presente em diversos locais. Ela é enorme, possui muito dinamismo e é impossível que uma só pessoa consiga explorá-la e tirar tudo que ela proporciona. Originária da ARPANET, uma rede inicialmente criada para a comunicação de dados militares em 1970, do Departamento de Defesa Americano. Já a Internet, gerada em 1985, deixa de ter a natureza militar e passa a abranger agências civis do governo e, a posteriori, redes de instituições de pesquisa e redes de universidades. Ademais, mais adiante, passa a ser utilizada por empresas, organizações e usuários do planeta inteiro.

            A Internet pode ser vista como uma meta-rede, conectando computadores através de cabos de fibra ótica, satélites, linhas telefônicas e cabeamentos. Existem domínios, que são identificados no endereço do computador através de: Brasil (.br), organizações do governo (.gov), sites educacionais e de pesquisa (.edu), comercial (.com), entre outros. Para acessar, faz-se necessário um provedor, algo que muitos internautas utilizam, mas não sabem que o fazem; um provedor é a empresa que provém a Internet através de um modem, fibra ótica etc.

            A Internet oferece vários produtos e serviços, como por exemplo, correio eletrônico (Gmail, Hotmail, Yahoo), acesso às redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Vídeo, Crunchroll), compras (Americanas, Casas Bahia, Carrefour, Submarino), dentre outros serviços.

 

BUSCADORES



            Os buscadores são sites de busca são ferramentas usadas para encontrar conteúdo na Internet, com base na utilização de palavras-chave. Com esses buscadores, é possível localizar textos, imagens, vídeos, documentos, produtos, dentre uma infinidade de coisas.

            Um site de busca funciona da seguinte maneira:

  • O buscador tem ferramentas que fazem uma varredura na internet procurando conteúdos parecidos com as palavras-chave que o usuário digitou.
  • Eles identificam informações, apreendem conteúdo e cadastram os links que encontram em suas bases de dados.
  • Baseado nessas informações, a página é indexada no site de busca e qualquer usuário poderá encontrá-la por meio do navegador.
  • O papel do usuário é pesquisar com palavras-chave no buscador o que está procurando.
  • Em retorno, o site de busca apresenta respostas através da pesquisa do usuário em uma página com sugestões, a SERP, que do inglês é Search Engine Results Page (página de resultados do mecanismo de pesquisa).
  • Desta forma, o usuário clica no link desejado e é redirecionado para o site indexado pelo buscador.

 

BIBLIOTECAS VIRTUAIS E OPEN ARCHIVES (ARQUIVOS ABERTOS)



            As bibliotecas virtuais são literalmente o que o seu nome sugere: um local virtual que disponibiliza materiais, geralmente mais específicos e relevantes, haja vista que fazem partes de instituições de magnitude científica, acadêmica ou literária. Essas bibliotecas são aliadas da educação, principalmente quando a questão é o acesso à informação para todos.

            No Brasil, a democratização do acesso à informação ainda não é uma realidade, haja vista que a digitalização é cara e manter um servidor também, o que muitos acervos não tem como bancar. Outro impasse, é que nem todos os brasileiros têm acesso à internet e muito menos, a um computador. Porém, as bibliotecas digitais existentes no Brasil conseguem suprir os desfalques causados pelas faltas de bibliotecas na maior parte dos municípios e escolas brasileiras. O Portal Domínio Público do Ministério da Educação, por exemplo, é uma biblioteca virtual que disponibiliza quase 200 mil arquivos em formato de texto, imagem, som e vídeo, dentre eles, a obra completa de Machado de Assis. Há também a Biblioteca Digital Brasiliana da Universidade de São Paulo que possibilita até obras raras, sendo que parte do acervo ainda está sendo digitalizado.

            Segunda a Free Software Foundation, software livre é qualquer programa de computador que pode ser copiado, utilizado, estudado, modificado e redistribuído, porém com algumas restrições. É considerado livre qualquer software que obedeça aos seguintes critérios a seguir, estabelecidos também pela Free Software Foundation:

  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Já os softwares chamados open source (código aberto) são softwares com códigos fonte visíveis ao público. Os softwares também respeitam as premissas estabelecidas peça Free Software Foundation e é defendido pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

 

WIKIPÉDIA



            A Wikipédia é um projeto de licença livre de uma enciclopédia multilíngue escrita de maneira colaborativa, administrado pela Fundação Wikimedia. A sua missão é “empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente”. São mais de 51 milhões de artigos (1 025 370 em português, até 24 de março de 2020) escritos por usuários do mundo inteiro. Qualquer artigo pode ser editado por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet e ao endereço eletrônico do site. Em janeiro de 2020, haviam páginas escritas em 299 idiomas.

            A Wikipédia surgiu em 2001, pelas mãos de Jimmy Wales e Larry Sanger e se tornou o site de referência mais popular da Internet, sendo em 2018, classificada em quinto lugar em todos os websites do Alexa. A plataforma é usada de forma ampla por inúmeros estudantes e influencia no trabalho e pesquisas de jornalistas, pedagogos, publicitários etc. que usam o material do site, mas não citam suas fontes. O nome Wikipédia é uma combinação de wiki (em havaiano, significa rápido) e enciclopédia.

 

REFERÊNCIAS



BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN. Biblioteca Digital Brasiliana. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1. Acesso em: 17 mar. 2020.

DOMÍNIO PÚBLICO. Biblioteca digital desenvolvida em software livre. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp. Acesso em: 17 mar. 2020.

NEILPATEL. Sites de Busca: Conheça os 13 Buscadores Mais Usados no Mundo. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/sites-de-busca/. Acesso em: 17 mar. 2020.

NOVA ESCOLA. O que são bibliotecas virtuais? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2226/o-que-sao-bibliotecas-virtuais. Acesso em: 17 mar. 2020.

TILT, UOL. O que é provedor de Internet? Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/06/11/o-que-e-provedor-de-internet.htm. Acesso em: 17 mar. 2020.

WIKIPÉDIA. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia. Acesso em: 17 mar. 2020.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.