Wikipedia - Confiabilidade cresce em tempos de fake news
Postagem realizada em: 29/03/2020 às 23:22:41
Autor: Mirella Del Mazza
A ideia de uma enciclopédia aberta a qualquer pessoa, que pode ser editada infinitamente não inspirou a confiança das pessoas em 2001, quando foi lançada a Wikipédia como um projeto para produzir uma enciclopédia de conteúdo livre. Entretanto, já em 2009 a Wikipédia apresentava milhões de artigos e páginas difundidas mundialmente, contando com centenas de milhares de contribuintes ou colaboradores.
Mas ter muitos artigos não significava que houvesse confiabilidade na Wikipédia, que amargava o estigma de fonte pouco confiável e insegura. O jogo começou a virar já em 2005, quando o jornal científico Nature publicou os resultados de um estudo comparativo entre a Enciclopédia Britannica e a Wikipédia acerca da preocupação científica nos artigos.
O resultado:
Britannica: 123 erros, em média a cada 2.92 artigos.
Wikipédia: 162 erros, em média a cada 3.86 artigos.
De 2005 pra cá, diversas iniciativas foram implementadas para melhorar a confiabilidade da Wikipédia, como parcerias em diversos países com instituições de pesquisa, universidades, e até governos para incluir conteúdo de qualidade na plataforma. A meta é promover conhecimento gratuito que seja útil contra as notícias falsas.