A Web 4.0 e a Internet das Coisas - Aula 30/03


A Web 4.0. Internet das Coisas - Aula 30/03
 

Anteriormente visto, a evolução da Internet decorreu através de longos 40 anos, mesmo que os computadores e a transmissão de informação já tivesse ocorrido de outras maneiras, desde o período da 2ª Guerra Mundial. 

A internet como conhecemos hoje em dia, a partir da Web 1.0, data do início desde os anos 90 e se caracterizava pela primeira comunicação em rede, possibilitada ainda de uma forma muito estática. Logo em seguida, tivemos a Web 2.0, que se propunha a funcionar de uma forma muito mais interativa que a Web 1.0, na Web 2.0 os usuários se conectavam e interagiam irrestritamente, bem ao contrário do que o ambiente estático do paradigma interior implicava. 

A Web 2.0 se desenvolveu após os anos 2000, com as páginas mais atrativas, e passou a popularizar mais ainda a internet, através de suas novas ferramentas (bem como as redes sociais e os blogs) e assim, retirava a internet da exclusividade corporativa, ainda que isso tenha sido também, possibilitado devido os avanços tecnológicos da época.

Já a Web 3.0, percebendo que a possibilidade de informação havia aumentado gigantemente, desde que os usuários passaram a poder interagir e expor suas criações na rede, percebeu que surgiria a necessidade de criar um tipo de comunicação em comum para a rede conectada, e então surgiu e se popularizou o conceito de Web Semântica, através de Tim Berners-Lee. Assim sendo, essa fase da Web se desenvolveu com o foco na estrutura dos sites conectados à uma rede, configurando-se assim, uma evolução em conjunto com o surgimento dos dispositivos móveis e inteligentes. Por isso é associada como ‘’A Web/Internet Inteligente’’, responsável por organizar e estruturar todo o conteúdo que já havia, e prever como seria a organização do que estava por vir.

Porém a questão de agora, é a Web 4.0, essa que está sendo discutida pelos especialistas desde os próximos anos, e gerando diversos palpites de como funcionará. Como visto anteriormente, a relação entre a tecnologia e as necessidades de organização da internet evoluíram em uma via muito próxima, e nos dias atuais, devido o surgimento de diversos tipos de dispositivos inteligentes e que não possuem sua principal função como sendo a de trocar informações (um exemplo desses são os automóveis, geladeiras, aparelhos de segurança, entre outros dispositivos inteligentes do cotidiano), a principal idéia que veio a surgir para essa fase da Web é o conceito de ‘’Internet of Things (IoT)’’.

A principal ideia por trás do conceito Internet of Things é o de que o mundo inteiro passará a estar conectado em uma mesma nuvem através de diversas formas e dispositivos. A nossa vida será totalmente interativa através de um meio em comum, a internet. Todos serão possibilitados a interagirem não apenas um com os outros usuários, mas agora com as máquinas. Esse caminho, com um grau de interatividade nunca antes visto na história, está se desenvolvendo juntamente a evolução da Inteligência Artificial, que funciona como uma maneira para que as máquinas se tornem cada vez mais capazes de prever as nossas necessidades, seja através da rápida análise de uma quantidade gigantesca de dados ou através de um algoritmo extremamente complexo. Assim sendo, os dados gerados são um ponto chave para o desenvolver dessa fase, pois são através deles que nossas informações são contabilizadas para as máquinas. Como produto da última fase da Web, a quantidade de dados veio a aumentar exponencialmente, através dos dispositivos inteligentes e móveis, e juntamente à evolução descrita anteriormente, dos diversos tipos de dispositivos inteligentes, essa fase atual da Web é figurada através de um enorme campo de armazenamento de dados (a nuvem), sendo tratados em tempos reais por diversos sistemas inteligentes e automatizados, que nos retornam informações de uma forma simples e objetiva. Além dos dados que nós produzimos, essa alta interatividade pode funcionar em conjunto com algo que sempre foi um dos objetivos tecnológicos e uma das coisas que mais demonstram a capacidade da ciência e do domínio do ser humano, que é o domínio sobre natureza, em especial, o domínio sobre a produção de energia, pois diversas dessas tecnologias se esforçam para tentarem funcionar em acordo com a natureza, e degradarem cada vez menos o meio ambiente.

Muitas das coisas previstas para essa fase já estão em funcionamento, mas, como a tecnologia está atualmente crescendo de uma forma extremamente acelerada, torna-se difícil de prever como exatamente será o futuro. Porém, a situação geral da Web, tende a não se distanciar muito do que a Internet das Coisas vem à prever.



 

Referências

https://coggle.it/diagram/WBZ0Lu-xB8oOSyoE/t/diferen%C3%A7as-entre-web-1-0%2C-2-0%2C-3-0-e-4-0

https://www.internetinnovation.com.br/blog/como-sera-a-web-4-0-2/

+ Os vídeos indicados na página da aula sobre IoT.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.