Aula 16/03 - Wikipédia
Postagem realizada em: 13/04/2020 às 15:28:58 - Última atualização em: 10/06/2020 às 15:25:33
Autor: Mirna Félix

O desenvolvimento cada vez mais acentuado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram uma série de problemas no que diz respeito à forma como as sociedades se mostram competentes para fazer uso destes recursos de modo horizontal evitando, assim, que certos grupos se vejam excluídos desse avanço tecnológico e difusão de conhecimento por questões socioeconômicas que afetam as camadas mais baixas e, por conseguinte, mais vulneráveis da sociedade.
A Wikipedia surge, então, como uma enciclopédia na web, com tradução para vários idiomas, sendo criada e mantida como um projeto de colaboração aberta em que seus produtores são uma comunidade de editores voluntários usando um sistema de edição baseado em wiki. É o maior e mais popular trabalho de referência geral na World Wide Web, sendo um dos vinte sites mais populares classificados pelo Alexa em março do ano de 2020. Todo o conteúdo da Wiki é gratuito, a plataforma também não aceita anúncios comerciais em suas páginas. A Wiki pertence ao grupo Wikimedia Foundation, que também lhe dá suporte, esta organização não tem fins lucrativos, seu financiamento se dá, majoritariamente por doações.
A história de criação da Wikipedia começa com o seu lançamento em 15 de janeiro do ano de 2001, seus criadores são Jimmy Wales e Larry Sanger, este último criou o nome da plataforma juntando as palavras "wiki" que, de acordo com o próprio site, significa "rápido" no idioma havaiano mais a palavra "enciclopédia". O site teve início apenas no idioma inglês, mas rapidamente outras versões em diversos idiomas foram surgindo. A plataforma conta com 6,1 milhões de artigos, sendo a maior a Wikipedia em inglês.
No ano de 2005 a revista Nature publicou uma revisão por pares comparando quarenta e dois artigos de ciências da Encyclopædia Britannica e da Wikipedia, concluindo que o nível de precisão da Wikipedia se aproximava ao da Britannica, apesar de que esse estudo foi bastante criticado sendo que alguns cientistas consideraram que se se replicasse o estudo com verbetes aleatórios ou da área de ciências humanas a plataforma muito provavelmente não se sairia tão bem assim.
A Wikipedia foi muito criticada por uma série de artigos apresentarem viés sistêmico, e outros tantos apresentarem informações não tão acuradas ou declaradamente falsas no meio de informações mais confiáveis, além de estar sujeita a manipulação em tópicos considerados controversos. Outra crítica que já caiu sobre a Wikipedia estava relacionada ao fato de a maioria dos editores serem do sexo masculino, principalmente na versão em inglês. A fim de contornar isso campanhas foram criadas de modo a incentivar a participação de mulheres na edição dos materiais e de assuntos relacionados com as mulheres.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia
https://www.tecmundo.com.br/mercado/133166-historia-wikipedia-enciclopedia-livre-video.htm