Aula 30/03 - Internet of Things e Big Data
Postagem realizada em: 13/04/2020 às 15:29:33 - Última atualização em: 10/06/2020 às 19:07:01
Autor: Mirna Félix

A Internet das coisas (Internet of Things ou IoT) é, em computação, um sistema de dispositivos estão se relacionam entre si, ou seja, são máquinas mecânicas e máquinas digitais as quais possuem identificadores que lhe são únicos, além da capacidade de transmitir dados por uma rede sem que haja interação de humano para humano ou de humano para computador.
A definição da internet of things evoluiu em grande parte graças a vários fatores como à convergência de várias tecnologias, às análises em tempo real, ao aprendizado de máquina, sensores de mercadorias e sistemas embutidos. Os campos tradicionais de sistemas embutidos, redes de sensores sem fio, sistemas de controle, automação, seja ela residencial ou predial, entre outros, contribuem grandemente para o desenvolvimento da internet of things. A internet of things pode ser vista, no mercado consumidor, como um sinônimo dos produtos que se encaixam no grupo de “casa inteligente" como os eletrodomésticos e outros aparelhos inteligentes, dentre eles câmeras de segurança, detectores de fumaça e termostato, iluminação inteligente e etc, que estejam integrados em sistemas ou rede de sistemas controlados por aparelhos como smartphones ou painéis inteligentes.
No entanto, há uma série de preocupações relacionadas com esses sistemas de controle e com a internet of things, principalmente naquilo que diz respeito à privacidade e segurança de seus usuários, por conta de atividades de espionagem, roubo de informações, e, até mesmo, controle ideológico ou político por parte do governo ou grupos contra o governo.
Fonte:
https://www.forbes.com/sites/jacobmorgan/2014/05/13/simple-explanation-internet-things-that-anyone-can-understand/#629f4aa1d091
https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot.html