[AULA 5 / SEMINÁRIO 1] BASE DE DADOS REFERENCIAIS: CATALOGRÁFICAS / BIBLIOGRÁFICAS

OBSERVAÇÕES |
O blog de hoje e os próximos consistirão em formatos de resumos para destacarmos alguns pontos importantes sobre os seminários que foram divididos em vários conteúdos. Esses temas foram distribuídos no começo de semestre para podermos estudar melhor os temas e poder ver o trabalho realizado pelos colegas de classe, para promover o diálogo. Devido a pandemia da COVID-19, os blogs estão sendo realizados somente com uma análise do material, sem que haja uma discussão mais apropriada com os integrantes ou discente que foi responsável pela montagem do material.
|
TÓPICOS
|
DESCRIÇÕES
|
PRIMEIRA PARTE: EMBASAMENTO TEÓRICO
|
-
O primeiro seminário é realizado pelas alunas Júlia Dupim, Lígia Arcanjo e Natália Silva sobre o tema Base de Dados Referências: Bibliográficas e Catalográficas realizado no formato PPT. O trabalho, logo de início, nos traz os significados da terminologia do próprio tema do seminário: bases de dados são explicadas pelas discentes como “conjunto de dados inter-relacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenados por meios magnéticos e acessados local ou remotamente” (Biblioteca da ECA, 1999, [s.p.]. Logo após, uma linha temporal foi realizada para compreender melhor a construção das bases de dados e de seus resumos históricos que elas tiveram de importante para a sociedade, bem como a sua evolução de escrita.
-
Por fim, antes de chegarmos na explicação sobre as bases de dados selecionadas para a explicação da pesquisa, as discentes colocam também uma diferenciação na explicação sobre o que seriam as bases de dados referenciais colocando uma leve diferenciação sobre os termos catalográfico e referencial.
|
SEGUNDA PARTE: EXEMPLIFICAÇÃO DE BASES DE DADOS
|
- Para a construção da segunda fase do trabalho, as autoras se dividiram em duas etapas:
-
Informações básicas sobre as bases de dados;
-
Uma breve explicação dos assuntos que cada base de dados aborda;
-
Demonstração, através de prints dessas bases e indicando o que cada uma possui.
- É importante observamos que o trabalho realizado pelas meninas, teve, em grande parte, a demonstração dessas bases de dados, visto que é mais simples especificar esse trabalho com demonstrações em imagens do que a teoria mais pesada. Este, poderia ser considerado um aspecto positivo, ao vermos que torna o trabalho das meninas sobre as bases de dados fluído para compreender o tema. Outro aspecto positivo é como as imagens vêm acompanhadas de explicações nas próprias imagens, indicando o que cada item significa para o leitor.
- Por outro lado, o trabalho apresenta falta de uma teorização um pouco mais reforçada sobre melhores diferenciações dessas bases de dados, pois a explicação encurtada sobre essas pode demonstrar falta de clareza nas imagens apresentadas pelas discentes.
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
-
Podemos perceber que as discentes tiveram um zelo maior pela demonstração visual do trabalho, ao invés da teorização. Por um aspecto, como levantado é excelente, pois quebra uma teorização comprida demais que poderia ser exemplificada através de imagens que facilitam o trabalho dos alunos, mas em compensação, nós podemos observar que falta um pouco mais de explicação teórica para compensar os detalhamentos encurtados nas imagens
-
No geral, o trabalho é bem conciso: possui um início, meio e fim bem delimitados que são bem observados. O trabalho, apesar de aparentar ser muito grande, é passado bem rapidamente, com um material bem interessante para se aproveitar do tema escolhido e escrito por essas autoras.
|