S01: Bases de dados referenciais


Seminário 01

Bases de dados referenciais: bibliográfica e catalográficas.

 

As bases de dados são conjuntos organizados de dados inter-relacionados sobre um tema geral ou assuntos específicos, e tem como objetivo fornecer informações atualizadas, precisas e confiáveis de acordo com seus públicos. Seu surgimento data do contexto da Segunda Guerra Mundial, com os avanços tecnológicos para fins bélicos.

Vale evidenciar que as bases de dados são diferentes dos bancos de dados: esse último é a denominação de um conjunto de bases de dados.

 Existem os mais diversos tipos de base de dados, entre as quais está a tipologia de bases de dados referenciais, que se caracterizam por possuírem apenas informações de localização do material descrito, mas não necessariamente os disponibiliza na íntegra. Sua função se relaciona com a ideia dos índices bibliográficos.

Entre as bases de dados referenciais existem dois tipos principais: as bibliográficas e as catalográficas. A bases bibliográficas possuem são marcadas pela disponibilização de referências, citações e, por vezes, resumos de trabalhos publicados, bons exemplos dessa tipologia são a Medline e a LILACS, entre outras. Ao passo que as bases catalográficas se configuram com a representação de acervos de bibliotecas, ou redes de bibliotecas, como o conhecido Dedalus, da Universidade de São Paulo, que disponibiliza as fichas catalográficas de todos os catálogos das 39 bibliotecas dos campi USP da capital e do interior.

No geral, pode-se dizer que as bases de dados são grandes aliadas dos pesquisadores no momento do levantamento bibliográfico e desenvolvimento de uma pesquisa. Organizadas por instituições acadêmicas, bibliotecários e, por vezes, por grupos editoriais, as bases de dados cumprem um papel essencial na divulgação e comunicação científica.  


© 2017 - 2025 by NeoCyber.