Resumo do Seminário 1


O primeiro seminário do semestre (matutino), com o título de BASES DE DADOS REFERENCIAIS: bibliográficas e catalográficas, feito pelas alunas: Júlia Hosino, Lígia Arcanjo e Natalia Silva, se inicia explicando o que são e a história das bases de dados, na qual há um histórico da evolução das bases, que curiosamente demonstram que a existência de uma proposta de armazenamento existe há mais de 50 anos. Em seguida, o trabalho se volta para as bases de dados referenciais, podendo essas serem bibliográficas ou catalográficas.

As diferenças dentre as bases bibliográficas e bases catalográficas é de que as bibliográficas incluem a citação bibliográfica junto ou não dos resumos, enquanto as catalográficas não se preocupam com a indicação do tipo de conteúdo do resumo, pois apenas representam acervos físicos.

E então, o trabalho passa a citar algumas das bases de dados, oferecendo informações sobre os responsáveis pela base e uma exibição da interface com instruções de uso. As bases citadas são as: Medline, IEXX Xplore e LILACS, para as bases bibliográficas; e: Index Copernicus, SBU (Unicamp), e Dedalus, para as bases catalográficas. As observações realizadas nos slides apontam detalhes e características distintas dentre as bases, com um foco nas observações sobre os mecanismos de buscas e seus descritores. Por fim, não há necessariamente uma comparação entre as bases, porém ainda sim, as diferenças entre as duas categorias de base (bibliográficas e catalográficas) ficaram visíveis, e foram pontualmente comentadas.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.