Aula de 09/03/2020 - Referencial teórico - Bases de dados
Postagem realizada em: 18/04/2020 às 18:16:38 - Última atualização em: 14/07/2020 às 22:12:03
Autor: Natali Almeida
As bases de dados de textos completos tem como um de seus principais objetivos fornecer grande quantidade de informação, no caso, científica, de modo confiável, rápido e eficaz aos pesquisadores.
Algumas bases são multidisciplinares e englobam várias áreas do conhecimento, enquanto outras são específicas, como o Pubmed, por exemplo,base especializada em Biomedicina.
A primeira base de dados foi criada em 1951, e continha apenas dados numéricos. Em 1960 houve uma evolução e as bases passaram a oferecer dados bibliográficos também. Em 1986 as bases passaram a contar com acesso por meio de CD-rom, em 1990 havia já mais de 3.200 bases hospedadas em mais de 40 bases de dados, e no ano 2000 passou-se à rede de computadores ligados em rede e o uso do CD-rom para acesso às bases foi diminuindo.
O acesso às bases de dados que são pagas pelas universidades geralmente têm seu acesso restrito ao campus. Mas, no caso da USP, há alguns anos a universidade permite aos docentes, através do VPN, o acesso de casa às bases de dados assinadas pela universidade.
Outro ponto importante a se destacar é que diversos são os tipos de bases de dados, a saber:
1) Bases de Dados Referenciais
- Bases de Dados Bibliográficos: citações bibliográficas com o sem o resumo de artigos. Exemplo: Medline, IBICT etc.
- Bases de Dados Catalográficos: acervos de bibliotecas, sem indicação de conteúdo das obras. Exemplo: OPACs.
- Bases de Diretórios: dados de pessoas ou instituições. Exemplo: American Library Directory.
2) Bases de Dados de Fontes:
- Bses de dados Numéricos: apresentam dados numéricos e estatísticos. Exemplo: bases do IBGE.
- Bases de Dados de textos completos: apresenta notícias de jornal, artigos de periódicos e dicionários. Exemplo: bases do IBICT.
- Bases de Dados Textuais e Numéricos: dados textuais e numéricos. Exemplo: Encyclopaedia Britannica.
- Bases de Dados Gráficos: fórmulas químicas e logotipos. Exemplo: Trademarkscan (marcas comerciais patenteadas nos EUA).
Para a realização de pesquisas no âmbito da Universidade de São Paulo, utilizamos principalmente as bases de dados catalográficos, bibliográficos e de textos completos. As bases de dados no contexto atual se tornaram imprescindível para a realização de pesquisas e para a disseminação de informações, principalmente no âmbito científico.