Aula de 02/03/2020 - A internet, seu histórico e evolução
Postagem realizada em: 18/04/2020 às 20:31:25 - Última atualização em: 14/07/2020 às 22:10:37
Autor: Natali Almeida
A Internet é definida como uma rede internacional, global de informações, tem espaço ilimitado e está presente em todo o mundo, sendo acessada atualmente por cerca de 4 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Sua criação se deu devido à necessidade de utilização por parte dos militares nos Estados Unidos, passando ao uso civil somente em 1985. Em sua origem, ligava milhões de computadores através de cabos de fibra ótica, cabos submarinos e satélites. Atualmente, mais que seu uso por computadores, a internet é acessada por celulares.
O domínio (ou o objetivo ao qual cada página está ligado) se apresenta no endereço de cada site, a saber: .com - comercial; .org - organização sem fins lucrativos; .gov - páginas de sites governamentais; .edu - páginas destinadas à educação e à pesquisa. Do mesmo modo o país de origem de cada página também está presente em seu endereço eletrônico: .br - Brasil; .it - Itália etc.
Dentre os principais serviços oferecidos pela internet está o acesso a e-mails, a informações cotidianas, como os jornais, e atualmente um dos maiores recursos de acesso à informação tem se dado pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, onde além de onformações pessoais, os usuários também tem acesso às notícias.
Além disso, criou-se também os documentos eletrônicos, que já nascem neste formato, e podem ser compartilhados infinitamente na rede, e contém textos, imagens, áudio e vídeo.
A facilidade de acesso à informação e sua quantidade, atualmente incalculável, deu origem às bibliotecas virtuais, em sua maioria temáticas, que tem como objetivo a reunião de artigos de áreas específicas, como forma de se preservar o conteúdo gerado na internet, e de facilitar o acesso a ele.
Outro progresso verificado ao longo dos anos, foi a criação de softwares livres e de domínio público. No primeiro caso, os softwares livres garantem a autoria dos autores ou desenvolvedores, enquanto no segundo caso, os de domínio público permite que o programa se torne de bem comum.
Outro avanço que beneficia pesquisadores é a Portaria CTA nº 01/2019 da Fapesp, que promove um acesso bastante amplo e abrangente a artigos de pesquisas financiados pela agência estatal paulista.
Além disso, atualmente há editoras e outras instituções de pesquisa que promovem o acess aberto a dados e a artigos científicos, em defesa da democratização do acesso a dados de pesquisa realizados com financiamento do Estado.