Base de dados bibliográficos: fonte
Postagem realizada em: 20/04/2020 às 11:25:29 - Última atualização em: 03/06/2020 às 19:50:27
Autor: Aline Costa

Quando paramos para pensar sobre os primeiros passos para chegar às grandes bibliotecas digitais, é difícil acreditar que tais passos não passaram por uma evolução e desapareceram, mas mantiveram-se par e passo com seus frutos.
As bases de dados bibliográficos seguem até hoje sendo consideradas como muito relevantes para o início de uma pesquisa. Como saber sobre as principais fontes a serem consultadas sobre determinado tema sem antes beber da fonte que contém tais referências? Não é muito mais fácil simplesmente pegar um copo e recolher a quantidade de água necessária?
No entanto, você deve estar perguntando-se: afinal, o que é este poço, especificamente? E qual líquido ele pode oferecer?
Uma base de dados bibliográficos nos oferece um conjunto de registros bibliográficos, que pode abranger vários assuntos ou tratar de um assunto acadêmico, em específico. O seu grande atrativo é a sua principal função: reunir as principais informações de literaturas publicadas. Inclui revistas acadêmicas, artigos de jornais, proceedings, relatórios, patentes, livros etc.
Se você é um pesquisador iniciante e nunca bebeu desta água, siga em frente!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Base_de_dados_bibliogr%C3%A1fica
http://cd.ispa.pt/pagina/base-de-dados-bibliograficas
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492004000400001