Aula 13.04: Seminário 1 - Bases de Dados Referenciais Bibliográficas e Catalográficas
Postagem realizada em: 23/04/2020 às 16:36:44 - Última atualização em: 23/04/2020 às 16:43:23
Autor: Layza Dias
BASES DE DADOS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS E CATALOGRÁFICAS
Inicialmente, faz-se a conceituação de bases de dados e bancos de dados: “Base de dados é o ‘conjunto de dados inter-relacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenados por meios magnéticos e acessados local ou remotamente’. Dessa maneira, banco de dados é um ‘conjunto de bases de dados’”, segundo a biblioteca da ECA (1999).
Após as conceituações iniciais, é apresentado um histórico das bases de dados: o conceito de bases de dados foi citado pelas primeiras vezes durante a Segunda Guerra Mundial, época em que estavam sendo criados os primeiros computadores com o objetivo bélico. O matemático inglês Alan Turing também é citado, já que foi responsável pela linguagem de programação que decodificou códigos de uma máquina alemã. A Guerra Fria também auxiliou em seu desenvolvimento, pois a programação estatística que era utilizada possibilitou avanços nos estudos dos dados. Ademais, são abordados John Eckert e John Mauchly, responsáveis pela criação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador. Após isso, é apresentada uma lista que vai do ano de 1951 até 1986, que trata da evolução das bases de dados.
Em seguida, conceitua-se bases de dados referenciais: “São aqueles que contêm referências ou informações secundárias que identificam as várias fontes primárias. Estas bases não dão a resposta completa a uma determinada pergunta, mas informam aonde o usuário pode ir para obtê-la” (CUNHA, 1989, p. 46). Logo, diferencia-se as bases catalográficas das bibliográficas:
- Bases de Dados Bibliográficas: “Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados” - Biblioteca da ECA, 1999, [s.p.];
- Bases de Dados Catalográficas: “Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos” - Biblioteca da ECA, 1999, [s.p.].
Além disso, expõe-se exemplos de bases de dados bibliográficas, como a MEDLINE, IEEE Xplore - Digital Library, LILACS, e exemplos de bases de dados catalográficas, como a INDEX COPERNICUS, SBU - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, Dedalus - Banco de dados bibliográficos da USP.
Link do Seminário: https://nexus.neoedu.com.br/atividade//ver/3704