Seminário 2- Bases de Dados de Textos Completos


Tomando como referência os dois seminários postados, temos uma visão ampla sobre bases de dados em geral - e, mais especificamente, aquelas destinadas ao armazenamento de textos completos. 

Bases de dados podem ser definidas como um conjunto de dados inter-relacionados, organizados de maneira que permitem a recuperação da informação. Esses dados são armazenadas de modo que seu acesso pode ser realizado tanto local quanto remotamente.

O principal objetivo de uma base de dados é fornecer informações precisas, atualizadas e confiáveis, conforme a demanda do usuário.

Podemos complementar esse conceito recorrendo à definição de Teixeira e Schiel (1997, p. 66), quando afirmam que bases de dados são "fontes de informação automatizada que podem ser pesquisadas de diversos modos. Elas podem ser armazenadas em meios magnéticos ou ópticos e acessadas local ou remotamente". 

Tais bases surgem justamente da necessidade de se obter informações com mais rapidez, mais qualidade, mais eficácia e de forma selecionada. A estrutura padronizada possibilita que sistemas de informações gerenciem uma grande quantidade de bases de dados de diferentes tipos.

Essas bases de dados podem ser divididos em dois grupos “referenciais” - ou seja, aquelas que apresentam as informações secundárias e identificam as diversas fontes primárias; ou “de fontes” - uma base que contém as fontes primárias e não requer a consulta de outras fontes (e que podem ser numéricas, de textos completos dicionários e gráficas).

Segundo Cunha (1989), “bases de textos completos” são bases de fontes que contém as informações completas, ou seja, apresentam os registros integralmente.

Podemos citar como exemplos diversas bases, nacionais e internacionais, como: PePSIC (Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia), Scielo, Periódico TransInformação, Infoteca-e, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Medline, Open Library, arXiv

Fontes: http://www2.eca.usp.br/prof/sueli/cbd201/bases.htm
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862001000100006&lng=pt&tlng=pt 
http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/322/322 


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