Resumo do Seminário 2


O segundo seminário do semestre (matutino), com o título de Bases de Dados de Textos Completos, com a autoria das alunas: Natali Gaudio e Stephany Jangarelli. É um trabalho que foi dividido em 5 sessões, e que se inicia com definições do termo ‘’base de dados’’, tais definições explicam o que são, como surgiram e a funcionalidade de tais bases. Também é possível comparar as diferentes interpretações de cada um dos autores. Adiante, na próxima sessão, há uma tabela cronológica, que demonstra na prática o desenvolvimento das bases de dados desde os anos 50 até os anos 90, classificando de acordo com o período, os produtos (tipos de conteúdo) e a tecnologia (como eram utilizados).

Em seguida, há a definição para o que são bases de dados de textos completos, que são descritas como bases que possuem os dados integrais do documento, e oferecem tais dados ao público junto ao seu meio eletrônico de busca em algum formato que possa ser facilmente acessado por algum tipo de leitor de texto.  Além disso, tais bases de textos completos possuem diferenças quando comparadas com outros tipos de bases, já que existe um novo tipo de demanda em relação à descrição e apresentação dos dados dos documentos, que geralmente, não possuem suas mídias físicas manuseadas pelos usuários da base. Os exemplos citados, são as bases de jornais (que são a origem das bases de dados de textos completos) e de revistas (maior predominância atual).

Por fim, há os exemplos, que são: a biblioteca eletrônica SciELO e o DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto), um banco de dados de revistas científicas. Ambos possuem características semelhantes que são visualizadas através de capturas de telas acompanhadas com algumas observações sobre a interface. Em especial, é visível que ambas possuem um redirecionamento para o texto completo em um local bem visível para o usuário, que aparece logo após realizar a pesquisa, antecedendo até a seleção de um dos resultados. Isso de fato se relaciona com a proposta da necessidade de tais bases, descrita no final da primeira sessão do trabalho, que diz que as bases de dados surgiram em meio a necessidade de se obter a informação de uma forma rápida, visando principalmente a qualidade de resposta.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.