S02: Bases de dados de textos completos
Postagem realizada em: 04/05/2020 às 19:17:07 - Última atualização em: 04/05/2020 às 19:18:06
Autor: Luma Almeida
Seminário 02
Bases de dados de textos completos
Como discutido no seminário anterior, as bases de dados são conjuntos organizados de dados inter-relacionados sobre um tema geral ou assuntos específicos, e tem como objetivo fornecer informações atualizadas, precisas e confiáveis de acordo com seus públicos. Entre as tipologias de bases de dados a mais comum, ou mais utilizadas, são as bases de dados de textos completos.
A ideia de uma base de dados de textos completos é exatamente a que seu título denomina: oferecer ao usuário um repositório de dados inter-relacionados sobre determinado assunto com acesso direto ao objeto na integra, seja um artigo, um relatório, uma tese, entre outros. A premissa, diferente de uma base de dados referenciais ou bibliográfica, é permitir o acesso direto ao material além de indicar sua localização.
Alguns exemplos, elencados pelo seminário, são as bases: Scielo (Scientific Electronic Library Online) e a DOAJ (Directory of Open Access Journals), ambas se propõem a organizar e distribuir em acesso aberto materiais de diversas áreas do conhecimento de periódicos brasileiros e internacionais.
Um outro exemplo mais próximo a área da biblioteconomia e suas correlatas e de nacionalidade brasileira é a BRAPCI (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação), o repositório mais conhecido em bibliografia da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. Atualmente, repertoria materiais de mais de 19 mil textos publicados em 57 periódicos nacionais, impressos e eletrônicos, indexados e disponíveis em ambiente digital. A maior parte das indicações da BRAPCI possui acesso direto ao arquivo de forma aberta e gratuita.
Referênciais externas:
https://www3.eca.usp.br/biblioteca/bases