[AULA 6 / SEMINÁRIO 2] BASE DE DADOS DE TEXTOS COMPLEXOS

OBSERVAÇÕES |
O blog de hoje e os próximos consistirão em formatos de resumos para destacarmos alguns pontos importantes sobre os seminários que foram divididos em vários conteúdos. Esses temas foram distribuídos no começo de semestre para podermos estudar melhor os temas e poder ver o trabalho realizado pelos colegas de classe, para promover o diálogo. Devido a pandemia da COVID-19, os blogs estão sendo realizados somente com uma análise do material, sem que haja uma discussão mais apropriada com os integrantes ou discente que foi responsável pela montagem do material.
|
TÓPICOS |
DESCRIÇÕES |
PRIMEIRA PARTE: EMBASAMENTO TEÓRICO
|
- Chegamos ao segundo seminário realizado pelas alunas Natali Gaudio e Stephany Jangarelli sobre o tema de Base de Dados de Textos Complexos, também disponibilizado no formato PPT. Para o início do trabalho, as discentes trazem os conceitos e definições de bases de dados com definições de vários autores. Um deles, em especial, o autor Lancaster (1993, p. 305), é bastante reconhecido dentro da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação que diz sobre:
- "uma coleção de itens sobre os quais podem ser realizadas buscas com a finalidade de revelar aqueles que tratam de um determinado assunto. A base de dados consiste em artefatos, como livros (o acervo de lima biblioteca é uma base de dados com certeza). ou registros que representam os artefatos, como, por exemplo,registros bibliográficos constantes de páginas impressas, de fichas ou de meios eletrônicos".
- Essa ideia nos traz a sensação da importância da inserção de bases de dados em ambientes de bibliotecas, pois é deles que podemos realizar os sistemas de organização do conhecimento e conseguir providenciar as informações que a biblioteca e sua comunidade precisam. Há uma trajetória completa sobre a mudança dessas bases de dados, descritos por tempo, produtos e tecnologia. Para encerrar essa parte teórica, as discentes colocaram uma definição sobre as base de dados de textos complexos que explicam a natureza provinda de jornais diários ao mundo eletrônico.
|
SEGUNDA PARTE: EXEMPLIFICAÇÃO DE BASES DE DADOS
|
- As discentes exemplificam as bases de dados SciELO e DOAJ para trazer mais ilustração ao tema. Assim como no trabalho do seminário 1, as autoras se dividiram em duas etapas:
-
Informações básicas sobre as bases de dados;
-
Uma breve explicação dos assuntos que cada base de dados aborda;
-
Demonstração, através de prints dessas bases e indicando o que cada uma possui.
- De forma mais sucinta, as autoras explicam um pouco sobre as bases de dados e elucidam elas através de prints dessas bases. Um ponto interessante a ser observado é que essas bases de dados são bem mais simples, contendo interfaces que abrangem seus públicos. Na opinião deste blog,
a base SciELO tem uma interface um pouco mais moderna , comparada com a do DOAJ, visto que muitos textos na SCIELO podem estar na íntegra sem a necessidade de realizar o download do PDF como é demonstrado pelas discentes. Já o DOAJ tem uma ferramenta bibliométrica para identificar a quantidade de trabalhos científicos estão resididos na base de dados.
- Um ponto a se considerar é a extensão do trabalho: apesar de ser um trabalho mais curto em comparação ao seminário 1, não deixa de trazer informações fundamentais sobre os temas pesquisados, mas poderia haver um melhor aprofundamento do seminário como um todo, já que essas bases de dados são muito utilizadas pela comunidade acadêmica de modo geral, pois carece de outros exemplos para elucidar melhor o tema apresentado.
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
- Em contraste com o seminário 1, as duas discentes trouxeram um trabalho bastante sintético e visualmente bastante agradável, mas que traz falta de um conteúdo mais extenso e que poderia ser melhor aprofundado com mais exemplificações no próprio trabalho. No geral, o trabalho é bem conciso: possui um início, meio e fim bem delimitados que são bem observados. O trabalho é curto, mas contém um material bem interessante para se aproveitar do tema escolhido e escrito por essas autoras.
|