[AULA 7 / SEMINÁRIO 3] BASE DE DADOS NÚMERICOS

OBSERVAÇÕES |
O blog de hoje e os próximos consistirão em formatos de resumos para destacarmos alguns pontos importantes sobre os seminários que foram divididos em vários conteúdos. Esses temas foram distribuídos no começo de semestre para podermos estudar melhor os temas e poder ver o trabalho realizado pelos colegas de classe, para promover o diálogo. Devido a pandemia da COVID-19, os blogs estão sendo realizados somente com uma análise do material, sem que haja uma discussão mais apropriada com os integrantes ou discente que foi responsável pela montagem do material.
|
TÓPICOS |
DESCRIÇÕES |
PRIMEIRA PARTE: EMBASAMENTO TEÓRICO
|
- O terceiro seminário é realizado pela discente Raphaela Nascimento Santana de Campos sobre o tema de Base de Dados Numéricos, em que consiste em explicações básicas sobre o termo base de dados: histórico, função e a classificação, sendo esta última parte da apresentação do termo, coloca explicações sobre os tipos de bases de dados numéricos que existem. A explicação é bastante enxuta, o que podemos ver uma objetivação da explicação, mas deixa o detalhamento muito aquém e pouco referencial, o que pode comprometer o trabalho, de forma geral, no embasamento das bases de dados e o porquê delas possuírem dessa faceta.
|
SEGUNDA PARTE: EXEMPLIFICAÇÃO DE BASES DE DADOS
|
- Para o trabalho, a discente separou as bases de dados em nacionais e internacionais. Assim como no trabalho dos dois seminários anteriores, a autora dividiu em:
-
Uma breve explicação dos assuntos que cada base de dados aborda;
-
Demonstração, através de prints dessas bases e indicando o que cada uma possui.
- A extensão do trabalho, além de curta, é pouco informativa: poderia haver um melhor aprofundamento do seminário como um todo, já que essas bases de dados oferecem dados estatísticos que podem ser interessante quando mencionamos bibliometria e outros afins. Apesar das bases de dados não mencionarem o tema, ainda continua sendo uma ferramenta bastante importante para outras áreas do conhecimento que necessitam mexer constantemente com o dados numéricos e o trabalho deixou a desejar nesse conteúdo.
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
- O trabalho realizado pela discente é bastante objetivo, assim como dito no primeiro item, mas compromete um melhor conhecimento sobre o tema. Além da explicação bastante resumida, as bases de dados também foram pouco explicadas, não passando do limiar da explicação baseada apenas em temáticas que as bases passam em seus websites.
|