[AULA 8 / SEMINÁRIO 4] BASE DE DADOS DO ISI


[AULA 8 / SEMINÁRIO 4] BASE DE DADOS DO ISI

 

 

OBSERVAÇÕES

O blog de hoje e os próximos consistirão em formatos de resumos para destacarmos alguns pontos importantes sobre os seminários que foram divididos em vários conteúdos. Esses temas foram distribuídos no começo de semestre para podermos estudar melhor os temas e poder ver o trabalho realizado pelos colegas de classe, para promover o diálogo. Devido a pandemia da COVID-19, os blogs estão sendo realizados somente com uma análise do material, sem que haja uma discussão mais apropriada com os integrantes ou discente que foi responsável pela montagem do material.

 

 

TÓPICOS DESCRIÇÕES

PRIMEIRA PARTE: EMBASAMENTO TEÓRICO

 

  • Para o quarto seminário, o trabalho foi realizado pelos discentes Lucas Wada de Moura e Layza Carneiro Dias. O tema, intitulado como Bases de Daos da ISI, deste seminário se baseava em comentar sobre a base de dados, talvez, uma das mais famosas dentro do ramo acadêmico que é a Web of Science. O começo do trabalho demonstra o início da ISI e de seu fundador, Eugene Garfield, contando com seu histórico de vida: sua formação em Química e pós-graduação em Biblioteconomia ajudou a compreender a importância que a ciência traz a sociedade, portanto, construindo a ISI, que posteriormente, no século 21 viria a se chamar atualmente como Clarivate Analytics.

 

  • Logo após a parte introdutória da empresa e do fundador, o grupo apresenta os produtos que a empresa oferece. Dentre elas, estão: a Web of Science; o Science Citation Index; o Journal Citation Report etc. É importante ressaltar que, além dessas menções dos produtos, o grupo também apresenta a evolução do nome da empresa ao longo do tempo: de ISI, a Thomson Reuters e, por fim, a Clarivate Analytics. Diferente dos outros grupos, a dupla de discentes aprofundou bem o tema introdutório, citando bastante referências históricas sobre a empresa, bem como um cenário introdutório interessante sobre a formação do fundador da ISI.

 

SEGUNDA PARTE: EXEMPLIFICAÇÃO DE BASES DE DADOS

 

  • Assim como a diferença introdutória dos seminários anteriores é bastante evidente neste trabalho, a exemplificação também é diferente: o grupo trouxe a coletânea da Web of Science. Ela se baseia em vários produtos que vão desde ferramentas de indexação e citação a algumas bases de dados. Alguns exemplos que podem ser citados são a MEDLINE - base de dados da medicina internacional - e a SciELO Citation Index. 

 

  • É importante o fato da Web of Science ser um aglomerado de índices, pois esta tradição vem desde o começo da empresa e que se estende até os dias de hoje com pesquisas online, sendo que alguns dos índices são de sociedades científicas existentes desde o começo do século 20. 

 

  • O trabalho dos alunos consistiu em demonstrar todos esses produtos da coletânea que variaram entre demonstrações em prints de tela de computador com a interface dos produtos, até comparações em tabela para demonstrar o fator de impacto da Web of Science internacionalmente e no Brasil.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  • O trabalho dos alunos foi bem executado sobre demonstrar a ISI como um todo. De fato, como dito nas considerações finais do próprio trabalho, o objetivo da Web of Science é propor um parâmetro para a ciência de uma forma geral e isso se deve a quantidade de índices, além de bases de dados que abordam diversos assuntos. O trabalho, como um todo, é bastante explicativo, abordando toda a empresa e seus produtos oferecidos, podendo ser bastante aproveitado para conhecer melhor a ISI no seu contexto do século 21,

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.