S04: Bases de dados do ISI
Postagem realizada em: 14/05/2020 às 20:50:13 - Última atualização em: 14/05/2020 às 20:50:49
Autor: Luma Almeida
Seminário 04
Bases de dados do ISI
ISI é a sigla para o Instituite for Scientific Information, uma instituição de publicação acadêmica criada por Eugene Garfield em 1960. O ISI foi incorporado pela Thomson Scientific & Healthcare em 1992, que depois teve sua propriedade intelectual e científica adquirida pela Clarivate Analytics, onde está até os dias atuais.
O principal serviço, e sacada de seu criador, foi o Science Citation Index em 1964, que segundo ficou conhecido influenciou o desenvolvimento do algoritmo Pagerank do Google. O Pagerank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade cliques em links apontando para ela, e é responsável pelo resultado de busca que observamos no uso do Google.
No interim das pesquisas sobre organização e acompanhamento de citações, Garfield desenvolveu uma outra ferramenta bastante importante: o fato de impacto (FI), que determina o índice de impacto de um trabalho em sua área a partir da divisão entre o numero de vezes que um artigo foi citado pelo número de itens citáveis da base em que se situa no período de dois anos.
Exemplo: A/B = Impacto de 2010.
A = número de vezes que os artigos publicados em 2008 e 2009 foram citados por periódicos indexados em2 010;
B = número total de "itens citáveis" publicados em 2008 e 2009.
Anualmente a Clarivate Analytics divulga o InCites Journal Citation Reports (JCR) que organiza grandes informações estatísticas de produções cientificas em escala global através do uso de um Journal Impact Factor.
O ISI também foi o responsável pelo desenvolvimento da Web of Science, antes chamado de Web of Knowledge, que é atualmente um dos maiores repositórios e sistemas de busca cientifica do mundo. Sua coleção principal inclui em seis bancos de dados online, a saber: Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index, Arts & Humanities Citation Index, Emerging Sources Citation Index, Book Citation Index e o Conference Proceedings Citation Index.
Além disso, a Clarivate Analytics, atual ISI, desenvolve relatórios anuais sobre os impactos e o desenvolvimento da pesquisa no mundo, dividindo análises por países e territórios, o que contribui para um acompanhamento e desenvolvimento mais eficiente da ciência nos mais diversos territórios. O papel do ISI é capital no estabelecimentos de parâmetros para a ciência, bem como para um mapeamento da produção cientifica e sua divulgação.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_of_Science
https://pt.wikipedia.org/wiki/Institute_for_Scientific_Information
https://www.youtube.com/watch?v=yop42d_cE3I
https://www.ufrgs.br/blogdabc/o-que-e-fator-de-impacto-das-revistas-cientificas/