Aula 6 - Seminário 2: Bases de Dados de Textos Completos


Seminário 2: Base de dados de textos completos

O blog da aula 5 é referente ao 2º seminário sobre base de dados de textos completos, elaborado pelas discentes Natali Gaudio e Stephany Jangarelli do período matutino.

Após os dados informacionais das discentes, é apresentado o sumário e logo em seguida as definições do tema “base de dados”. Foram escolhidas várias definições de diferentes autores, entre eles, Teixeira e Schiel (1997) que afirmam que bases de dados são “fontes de informação automatizada que podem ser pesquisadas de diversos modos”. E Lancaster (1993) que define base de dados como “uma coleção de itens sobre os quais podem ser realizadas buscas com a finalidade de revelar aqueles que tratam de um determinado assunto…”

Após as definições, foi apresentada a trajetória e desenvolvimento das bases de dados, apontando as características do produto e da tecnologia de cada década. Com início da linha do tempo nos anos 50 indo até os anos 90. Em seguida à linha cronológica vem a definição de base de dados de textos completos, que segundo Valentim (2001) “ possuem dados originais integrais do documento (full-text) disponíveis para acesso em meio eletrônico, ou seja, o usuário poderá obter o documento completo durante a consulta/pesquisa”.

Após a definição, são apresentados dois exemplos de bases de dados de textos completos. 

O primeiro escolhido foi a base de dados SciELO: Scientific Electronic Library Online, uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. em seguida o DOAJ: Diretório de Revistas de Acesso Aberto, banco de dados independente que contém aproximadamente 14500 revistas de acesso aberto cobrindo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades.

O seminário foi informativo e muito esclarecedor sobre as bases de dados de textos completos e possui boa interface para aprendizado.


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