S05: Bases de dados de grandes grupos editoriais


Seminário 05

Bases de dados de grandes grupos editoriais

 

Além das bases de dados que foram abordadas anteriormente, parte substancial dos repositórios de informações cientificas está situada nas bases de dados de grandes grupos editoriais. Esses grupos acumulam longas trajetórias no desenvolvimento de publicação e comunicação cientifica e estão inseridos nas iniciativas privadas

Os grandes grupos editoriais começam a trilhar suas trajetórias ainda no século XVII quando começa a evidenciar a importância dos periódicos na difusão cientifica. No século XIX com o avanço dos processos de produção e circulação da informação, identificando uma “avalanche informacional”, as grandes editoras foram firmando seu espaço de atuação para, no século XX, já figurarem como o principal meio de difusão científica. 

Entre os grupos mais conhecidos estão Clarivate Analytics, no mercado desde 1864; a Springer, desde 1842; a Elsevier, criada em 1880; a Taylor e Francis, em atividade desde 1798; e a ACS Publications, da Amercian Chemical Society de 1876. Além de todas essas, é valido citar a Thomson Reuters, criada em 2008 pela Thomson Corporation e que, apesar de pouco tempo de vida, vai ganhando espaço entre os grandes grupos editoriais. No Brasil o trabalho da Thomson segue a linha de serviços e periódicos para o setor empresarial, tal como o tributário, jurídico e contábil.

É importante salientar ainda a linha de serviços oferecidos por esses grupos com especial destaque para os gerenciadores de bibliografia que são grandes aliados de instituições e pesquisadores. Entre os mais conhecidos estão o Mendeley da Elsevier e o Endnote da Clarivate Analytics. Além de serviços, esses grupos se mostram preocupados com a relação que mantém com bibliotecários e profissionais da informação o que auxilia os processos de comunicação e integração de sistemas.

 

 

Referências:

https://www.publishnews.com.br/materias/2012/06/25/69101-ranking-global-traz-os-54-maiores-grupos-editoriais-do-mundo

https://www.thomsonreuters.com.br/pt.html

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.