#9 - Seminário Google e suas Ferramentas


         O seminário de hoje foi entregue pela colega Thaita Ghetti e aborda os recursos de busca da internet, ou seja, o Google e suas ferramentas. O trabalho inicia apresentando o termo encontrabilidade, que se refere aos aspectos que tornam algo localizável, considerando a facilidade e as ferramentas disponíveis para tal.

         É nos anos 1990 que surgem os primeiros motores de busca, que são sistemas voltados para localizar informações na internet por meio de palavras-chave. Do Archie, ao Altavista e Yahoo!, nasce em 1998 o Google. A primeira ferramenta, a Archie, surge antes mesmo do advento da internet, com a mesma função de localização, porém em arquivos em repositórios FTP. Já o Wandex é pioneiros na indexação das páginas da web, tecnologia que serviu de base para os seguintes buscadores.

         Fundada em 1998 o Google é hoje o buscador mais utilizado no mundo, inicialmente trabalhava com o mecanismo de busca Backrub, mas logo desenvolveu o algorítimo Pagerank. Esse algorítimo permite a aparição na busca conforme a avaliação do site, que gera uma classificação. Porém em 2013 é desenvolvido o algorítimo Hummingbird, voltado para semântica, ou seja, a intenção do usuário. Dois anos depois desenvolvem o Rankbrain, que utiliza inteligência artificial para compreender os significados possíveis de uma pesquisa. Por fim, ano passado foi introduzido o BERT, que permite aos computadores compreenderem a linguagem natural.

         No vídeo apresentando, podemos compreender melhor seu funcionamento, o constante processo de indexação das páginas de internet e o histórico de buscas do usuário permitem resultados mais refinados. Um fator importante para a ordem dos resultados são os links, mas também a localização da busca e a frequência que o site é atualizado.

         Aqui a colega nos apresenta algumas de suas ferramentas, descrevendo uma a uma. São o Google Acadêmico, voltado para artigos, teses e dissertações, o Google Shopping, que permite consultar produtos, o Google Notícias, que permite receber notícias voltadas ao seu histórico de pesquisas, o Google Livros, um grande projeto de digitalização de bibliotecas públicas, pode apresentar os livros completos e quando não, indica a um site de compras, o Google Imagens, que permite pesquisar por imagens semelhantes, além de apresentar diversos filtros, o Google Podcasts e a pesquisa comum, que permite algumas filtragens. Para buscas avançadas o Google permite o uso de operadores booleanos, além de permitir outros tipos de filtragens.

         Questões sociais impactam as buscas e nas formas de funcionamento das inteligências artificiais, como é o caso de associação de alguns termos à conteúdos pornográficos, ou até mesmo ressaltando condições discriminatórias. O trabalho de refinamento e de reensinar essas inteligências mecanizadas é constante, já que a sociedade mantém essas condições, que refletem nas informações inseridas no universo digital. Porém, é um trabalho fundamental, para impedir a naturalização e propagação dessas condições.

 

______________________________________________

Fontes:

PASSARELLI, Brasilina. Google e suas ferramentas. Disponível em: <https://www.nexus.neoedu.com.br/material/67 >. Acesso em: 27 maio 2020.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.