#10 - Seminário Plataformas Abertas - Wikipedia


         No seminário dos colegas Henrique Pena e José Luiz Aleo somos apresentados ao tema das plataformas abertas, especificamente a Wikipédia e outros similares. Antes de adentrarmos o tema, os colegas nos lembram que foi com o desenvolvimento da Web 2.0 que a construção coletiva de conhecimento se tornou mais dinâmica e acessível. Nesse ambiente digital de linguagem mais acessível, a participação dos usuários se torna cada vez mais ativa, tornando-se criadores de conteúdo.

         Com o crescimento de usuários, foi necessário criar plataformas com interfaces ais inteligíveis, assim surgem as plataformas abertas, como as redes sociais, blogs, sites de vídeos e as plataformas do sistema wiki. As plataformas wiki, são sites que permitem a escrita colaborativa com o recurso de hipertexto. Esse modelo foi criado em 1995 com a WikiWikiWeb, que possibilitava a troca de informações entre programadores.

         Em 2003 é criada a Wikimedia Foundation, que tinha como objetivo incentivar a produção e circulação de conteúdos em todo o mundo. São seus projetos a Wikipédia, o Wikicionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikiversidade e outros. A Wikipédia pretende ser uma enciclopédia gratuita e colaborativa, com uma política de verificação de dados, com fontes externas de pesquisa indicadas. São utilizados mecanismo mecânicos de correção e também editores certificados para conferência das informações, além de outros mecanismos que impedem a eliminação de artigos.

         Outra plataforma temática disponível é o Fandom, que desde 2004 permite a criação de domínios gratuitamente, porém voltados a séries, livros, filmes, entre outros. No exemplo selecionado pelos colegas, podemos ver a profundidade desta página, havendo em um artigo 1.190 páginas relacionadas. Há também a Desciclopédia, cuja proposta humorística é ser uma paródia da Wikipédia.

         Os colegas, por fim, ressaltam o impacto que a web 2.0 trouxe para a sociedade, permitindo aos usuários tornarem-se agentes e não mais consumidores passivos de informação. São essas plataformas abertas as pioneiras nesses ambientes e em suas próprias experiências podemos ver as dificuldades e perigos da liberdade total de contribuição dos usuários, de forma que elas próprias criaram seus mecanismos de defesa da informação segura e verdadeira.

 

Fontes:

PASSARELLI, Brasilina. Plataformas Abertas Disponível em: <https://nexus.neoedu.com.br/material/68 >. Acesso em: 01 jun. 2020.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.