Seminário II: Bases de dados de textos completos
Postagem realizada em: 04/06/2020 às 15:56:05 - Última atualização em: 04/06/2020 às 17:15:36
Autor: Larissa dos Santos
A aluna Gabriela Brancaglion Alfonso fez o seminário 2 de bases de dados de textos completos do período noturno. A apresentação discorre de forma padrão, com a fundamentação de bases de dados, sua tipologia, conceitualização de bases de dados de textos completos e a mostra de bases nacionais e internacionais de textos completos.
A definição de bases de dados exposta no trabalho é de Passareli (2020):
São conjunto de dados inter-relacionados organizados de maneira que permitem a recuperação da informação. Esses dados são armazenadas de modo que seu acesso pode ser tanto local quanto remotamente. Seu principal objetivo é fornecer informações precisas, atualizadas e confiáveis, conforme a demanda do usuário.
Logo mais, a tipologia das bases de dados são separadas entre referenciais, que apresentam as informações secundárias e identificam as diversas fontes primárias; e de fontes, que contém as fontes primárias e não requer a consulta de outras fontes. Elas podem ser numéricas, de textos completos, dicionários e gráficas (CUNHA, 1989).
A apresentação traz a definição de bases de textos completos segundo Cunha (1989), são bases de fontes que contém as informações completas, ou seja, apresentam os registros integralmente.
O conteúdo destas bases geralmente reflete o conteúdo do documento impresso, podendo ser multimídia, sem as suas limitações físicas, com a inclusão de imagens e som, além de textos e números. Estas bases são representadas pelas notícias de jornais, artigos de periódicos, livros, programas de computador, patentes, especificações técnicas etc.(SILVA; RAMOS; NORONHA, 2006, p. 264)
Por fim, é apresentado de forma concisa e detalhada uma gama de bases de dados de textos completos brasileiras e internacionais, tais como SciElO e Medline Complete.
REFERÊNCIAS
CUNHA, Murilo Bastos da. Bases de Dados no Brasil: um potencial inexplorado. Ciência da Informação, v. 18, n-1, p. 45-57, jan./jun. 1989. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/322/322>. Acesso em 04 de jun. de 2020.
PASSARELLI, Brasilina. Bases de Dados. Disponível em: <https://nexus.neoedu.com.br/material/23#8>. Acesso em: 4 de jun. de 2020.
SILVA, José Fernando Modesto da; RAMOS, Lucia Maria S.V. Costa; NORONHA, Daisy Pires. Base de dados. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; MODESTO, Fernando (Org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 261-282.