Seminário IV: Bases de dados do ISI
Postagem realizada em: 04/06/2020 às 19:41:32
Autor: Larissa dos Santos
Os alunos do período da manhã Layza Dias e Lucas Wada criaram o seminário de bases de dados do ISI. Apresentado em formato padrão, desenvolve-se na história institucional do ISI (Institute for Scientific Information) ou como é mais conhecida atualmente Web of Science (WoS), traz um pouco sobre a vida de seu fundador Garfield, quando passou a ser propriedade da Thomson Reuters e para finalmente a Clarivate Analytics, explana sobre o índice de citações, o fator de impacto, o índice de citações do JcR e sobre o conteúdo, as ferramentas e as bases indexadas na WoS e também traz a influência da ISI no Brasil, e os FI nas universidades brasileiras e a nossa média em relação à média global.
Fundada em 1960 como uma publicadora por Eugene Garfield, químico, PhD em linguística e graduado em library science, na Filadélfia. Além do seu serviço de análise e indexação de citação, também oferecia um banco de dados bibliométrico e cientométrico. É comprada pela Thomson Reuters em 1992 e deixa de ser autônoma, para ser publicado na WoS tinha os critérios de impacto, influência, pontualidade, representação geográfica e revisão por pares. Entretanto, no ano de 2016 a Clarivate Analytics adquire a propriedade intelectual e científica da WoS e portanto, desde 2018 o ISI faz parte do grupo de pesquisa científica e acadêmica da Clarivate, Web of Science Group. Atualmente dispõe de 1.7 bilhões de referências citadas, 34 mil periódicos indexados e mais de 161 milhões de registros, possui mais de 9.000 assinaturas, dentre diversas instituições do mundo inteiro e além de ter milhares de pesquisadores associados. A revolucionária idéia de Garfield de um índice de citação que listava-se as publicações que foram citadas e identifica as fontes das citações, desta forma, uma pessoa realizando uma pesquisa bibliográfica podia encontrar dezenas de artigos adicionais do assunto com apenas uma publicação, foi desenvolvida desde 1955 até 1964 quando ocorre o lançamento do Science Citation Index (SCI) através da base multidisciplinar que o SCI divulgava o índice anualmente.
Outra idéia revolucionária de Garfield é o Fator de Impacto (FI) um método bibliométrico que avalia as revistas científicas a partir das citações que ela recebe. Por exemplo:
A/B = Impacto de 2010.
A = número de vezes que os artigos publicados em 2008 e 2009 foram citados por periódicos indexados em 2010;
B = o número total de "itens citáveis" publicados em 2008 e 2009.
Atualmente um dos FI divulgados e produzidos pela WoS está na InCites Journals Citation Reports (JCR), base de dados estatística em que se pode analisar e comparar publicações científicas em escala global, através do seu impacto na comunidade acadêmica. O JCR exibe o FI das revistas indexadas no WoS, cujo número gira em torno de mais de onze mil revistas e mais de cem delas estão disponibilizadas gratuitamente. O FI é atualizado anualmente, e contém os dados das publicações anteriores. Os outros FI de periódicos disponibilizados pela Clarivate Analytics são: Social Sciences Citation Index (SSCI), Arts & Humanities Citation Index (A&HCI) e Emerging Sources Citation Index (ESCI). Há, ainda, índices de citação para anais de conferência, livros e índices químicos.
Ademais, a apresentação completa com o restante robusto de conteúdo da WoS, de modo detalhado, apresenta todos os índices de citações, mecanismos de informações bibliográficos, bases de dados de diversas tipologias e recortes geográficos, a MEDLINE, Russian Science Citation Index, sciELO Citation Index e Zoological Record.
Por fim, a apresentação traz o uso da ISI no Brasil através da assinatura da CAPES do grupo WoS. A assinatura deste conteúdo de aproximadamente doze mil periódicos, oferece a possibilidade de consulta de 5 coleções ao todo: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED); Social Sciences Citation Index (SSCI); Arts & Humanities Citation Index (A&HCI); Conference Proceedings Citation Index Science (CPCI-S) e Conference Proceedings Citation Index - Social Science & Humanities (CPCI-SSH). A apresentação se encerra com um panorama da pesquisa no Brasil de acordo com um relatório da Clarivate Analytics e com suas considerações finais acerca do papel da ISI em estabelecer parâmetros e possibilidades para a ciência.
REFERÊNCIAS
CERVI, Marina. Eugene Garfield, pioneiro da Cientometria. Galoá Jornal. 2017. Disponível em:<https://galoa.com.br/blog/eugenegarfield-pioneiro-da-cientometria>.
CLARIVATE ANALYTICS. Plataforma Web of Science: Introdução. Disponível em: <http://clarivate.libguides.com/webofscienceplatform>.
CLARIVATE ANALYTICS. Web of Science - Todas as bases de dados. Disponível em:<https://images.webofknowledge.com/WOKRS516B3/help/pt_BR/WOK/hp_database.html#dsy383-TRS_cscd>.
CLARIVATE ANALYTICS. Web of Science: Confident research begins here. Disponível em:<https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/web-of-science/>.
COLLIER, Keith. Announcing the 2019 Journal Citations Reports. Web of Science Group. 2019. Disponível em:<https://clarivate.com/webofsciencegroup/article/announcing-the-2019-journal-citation-reports/>.
SILVA, José Aparecido da; BIANCHI, Maria de Lourdes Pires. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 11, n. 21, p. 5-10, 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2001000200002>.
TESTA, James. A base de dados ISI e seu processo de seleção de revistas. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 233-235, maio/ago. 1998. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/testa.pdf>.
WEB OF SCIENCE GROUP. Research in Brazil: Funding excellence: Analysis prepared on behalf of CAPES by the Web of Science Group. Brasília. 2019. 42 p. Disponível em:<https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf>.