Aula 01.06: Seminário 7 - Plataformas Abertas: Wikipédia e seus Congêneres


PLATAFORMAS ABERTAS: WIKIPÉDIA E SEUS CONGÊNERES



A princípio, aborda-se a web 2.0, cuja particularidade fundamental era a “construção de informação a partir do conhecimento coletivo”. Foi a web em que os usuários foram tornando-se atores de seus próprios conteúdos e que os desenvolvedores construíram plataformas para dar conta da demanda, que crescia cada vez mais.

Nesse meio, surgiram as plataformas abertas, conceituadas como: “Uma plataforma digital é um espaço na rede que armazena e fornece informações dos mais diversos tipos. A grosso modo, essas plataformas são websites construídos para servir como interface de acesso a dados armazenados. As plataformas podem ser temáticas, armazenado exclusivamente determinado tipo de informação, mas também podem ser mistas, contendo arquivos de diferentes formatos e assuntos.” Elas incluem redes sociais, blogs, etc.

Pretendo evoluir as plataformas abertas, surge a Open Web Foundation em 2008, uma instituição sem fins lucrativos que visava ajudar as comunidades da web a lidar com a legislação e técnicas para a criação de plataformas abertas e softwares livres. Os serviços são realizados através da licença Creative Commons, que possibilita maior compartilhamento e cópia.

As plataformas wiki fazem parte de um sistema de escrita colaborativa. Esse padrão foi criado em 1995, com a origem da WikiWikiWeb, que inicialmente, planejava facilitar a troca de informações sobre programação para os profissionais do campo. Então, ela pode ser considerada a pioneira nesse rumo. Os sites que funcionam como o Sistema Wiki fazem parte de um grupo de páginas expansíveis que são ligadas por hiperlinks, e cada página pode ser editada por qualquer internauta.

Fazendo o uso do Sistema Wiki, surge a Wikimedia Foundation em 2003, uma organização sem fins lucrativos que incentivava a produção, publicação e disseminação de conteúdos multilíngues e almejava desenvolver projetos de conteúdo aberto. Alguns dos seus projetos são: Wikipédia, o Wikicionário, o Wikiquote, o Wikilivros, a Wikiversidade, etc.

A Wikipédia, em específico, nasceu em 2001. É uma enciclopédia online, multidisciplinar e colaborativa. Nos dias atuais, possui mais de 50 milhões de páginas de artigo em 299 idiomas diferentes. A edição nessas páginas pode ser feita por usuários registrados ou não, sendo somente algumas páginas bloqueadas para edição. Programas-robôs estão sendo utilizados para corrigir erros, como textuais, vandalismos ou de estilística do texto. O conteúdo está sob licença copyleft. Existem níveis hierárquicos dentro do site, que permitem editores de boa reputação excluir ou editar textos específicos.

Outro projeto da Wikimedia é o Wikidicionário. Foi criado em 2002, sendo um dicionário multilíngue também escrito de forma colaborativa. A plataforma possui suporte para inserir vocábulos, tabelas de conjugação verbal, tradução de vocábulos para outras línguas. O site é semiestruturado em XML, sendo que os dados podem ser convertidos para serem lidos por máquinas e para leitura humana. Além deste, outro projeto é o Wikiquote, fundado em 2004, site que agrupa de forma colaborativa citações de livros, filmes ou ditas por figuras importantes, entre outros. O Wikilivros, de 2003, une conteúdos de manuais, livros didáticos, livros de receita, etc., conteúdos que não podem ser adicionados na Wikipédia por não possuírem um modelo textual enciclopédico. Em 2005, surge a Wikiversidade, um espaço construído para apoiar grupos de estudo, materiais, cursos e outras ferramentas de autoaprendizado.

Antes chamada “Wikia”, o atual Fandom é uma plataforma aberta do ano de 2004, que permite o usuário criar uma página hospedada gratuitamente. O principal foco é entretenimento, como séries, livros, filmes, música, etc. O Fandom agrupa mais de 400 mil comunidades wiki, com mais de 55 milhões de páginas de conteúdo.

Outra plataforma aberta e colaborativa é a Desciclopédia, criada em 2005, e hospedando conteúdo irônico e satírico. Possui mais de 57 mil artigos publicados, é licenciada pela Creative Commons e apresenta projetos semelhantes à wikipédia, porém voltados para o humor, como por exemplo o Descionário, a Desnotícias, o Deslivros, o Desmanuais e a Descitações.



Link do Seminário: https://nexus.neoedu.com.br/atividade//ver/3728


© 2017 - 2025 by NeoCyber.