Seminário 7 - Plataformas Abertas


No sétimo seminário da disciplina, os alunos Henrique Rodrigues Pena e José Luis Freitas Aleo, do período noturno, abordaram Plataformas Abertase o formato Wiki, um dos grandes símbolos da Web 2.0.

Os alunos explicam o conceito desse termo (Web 2.0), que tem como uma de suas principais características a  possibilidade de que "a rede de informações da internet torne-se fruto da colaboração e participação dos usuários. Esse processo de transformação da rede foi, sobretudo, um processo de mudança de paradigma por parte dos usuários, que foram cada vez mais se tornando atores digitais, e por parte dos desenvolvedores, que foram criando novas plataformas que dessem suporte à essa demanda".

O seminário segue desecrevendo o que são plataformas abertas e as plataformas Wiki. 

O grande destaque é a Wikimedia Foundation. Criada em 2003, a instituição sem fins lucrativos é dedicada a incentivar a produção, a publicação e a distribuição de conteúdos multilíngues em todo o mundo. Seu objetivo é desenvolver e manter projetos de conteúdo aberto, fazendo uso do Sistema Wiki, e fornecer todos os dados de maneira gratuita e acessível. Todo o conteúdo está sob a licença Creative Commons. São projetos da Wikimedia Foundation: a Wikipédia, o Wikcionário, o Wikiquote, o Wikilivros, a Wikiversidade entre outros.

Dentre os projetos, o mais famoso é, sem dúvidas, a Wikipedia - a enciclopédia on-line multidisciplinar de caráter colaborativo, que hoje conta com mais de 50 milhões de páginas de artigo, sendo a maioria delas em inglês (mais de 6 milhões),

A edição de artigos na Wikipédia pode ser feita tanto por usuários anônimos como registrados, apenas algumas páginas consideradas propensas ao vandalismo estão bloqueadas para edição. Em casos de artigos que tratem de assuntos polêmicos ou controversos, a Wikipédia estabeleceu um sistema de “revisão pendente”, segundo a qual as alterações são submetidas à avaliação de um editor certificado.

Ao final do verbete, a Wikipedia traz também o controle de autoridade, os identificadores, acategorização do tema e os sites externos que têm uma ligação com o tema.

Em contrapartida, o grupo também dedica um slide à Desciclopédia, uma plataforma aberta e colaborativa, de conteúdo satírico e humorístico (muitas vezes ofensivo), fundada em 2005, cuja intenção é ser uma paródia da Wikipédia. Se a Wikipédia é uma enciclopédia de “conteúdo livre”, a Desciclopédia se diz “livre de conteúdo”. O site é independente da Wikimedia Foundation.

Nas considerações finais, o grupo reflete sobre as transformações dos tempos de Web 2.0 e lembra que, em 2006, a revista Time elegeu “Você” como a Pessoa do Ano. Isto é, cada um de nós, usuários da Internet no universo da Web 2.0, que temos a possibilidade de contribuir para a criação de conteúdo on-line.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.