Aula 04.05: Seminário 3 - Bases de Dados Numéricos


BASES DE DADOS NUMÉRICOS



A princípio, apresenta-se o conceito de bases e bancos de dados: “Bases de Dados: são conjuntos de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenadas por meios ópticos ou magnéticos, como discos, e acessadas local ou remotamente. Banco de dados: conjunto de Bases de Dados.”

Depois, apresenta-se um conceito de bases de dados numéricos, foco do seminário: “Base de dados numéricos são as bases que contém séries estatísticas ou dados numéricos. Em certos casos, os dados numéricos podem ser estatisticamente manipulados para produzir tabelas ou gráficos. Elas também podem incluir dados textuais.” (CUNHA, 1989). O objetivo delas é proporcionar um acesso rápido à informação, por meio de uma melhor organização, atualização e gerenciamento de dados. Usualmente, o conteúdo inserido nessas bases é acerca de cifras e valores numéricos, focando em apresentar dados para tabelas e gráficos. Porém, também podem ser utilizadas para acessar dados textuais.

Sobre o histórico, uma das primeiras bases de dados foi a United States Census Bureau originada em 1951. A agência Bureau do Censo é a responsável pelos censos dos Estados Unidos. No Brasil, existe o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1934, criado pelo presidente Getúlio Vargas. Também foi fundado o INE (Instituto Nacional de Estatística), que atualmente tem sede na Espanha, com o objetivo de dar continuidade às confecções dos censos em 29 de maio de 1934. O propósito era promover, fazer e executar todo o levantamento de dados das estatísticas nacionais, por meio da articulação e cooperação das três ordens administrativas da organização política da República.

Elas são classificadas em duas: referenciais e de fontes. As referenciais: “encaminham ou orientam o usuário para outra fonte, que pode ser um documento ou uma instituição ou um indivíduo, a fim de obter informações adicionais ou conseguir o texto integral de um documento”. (ROWLEY, 1994, p.68). As bases de dados numéricos de fontes armazenam dados originais, formando um documento eletrônico. Estes podem ser agrupados conforme conteúdo: bases de dados numéricos (dados numéricos e estatísticos), de texto completo (noticias, especificações técnicas etc.), textuais e numéricos (mistura de dados textuais e numéricos) e bases de dados gráficos (fórmulas químicas, imagens e logotipos).

Por fim, são apresentadas algumas bases de dados numéricos. Nacionais: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e Países (IBGE). As internacionais são: Instituto Nacional de Estatística (INE), UNdata, Institut National de la Statistique et des Études Économiques (INSEE), Census Bureau e The Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).



Link do Seminário: https://nexus.neoedu.com.br/atividade//ver/3503


© 2017 - 2025 by NeoCyber.