Aula 7. Seminário 03. Bases de dados numéricas


As bases de dados relacionam os dados e os organizam, facilitando a recuperação da informação. Com base nisso, as bases de dados numéricos constituem-se de informações estatísticas e numéricas, como tabelas, gráficos, cifras e valores; além disso possuem também dados textuais e possibilitam a melhor organização e o acesso destes.

A agência responsável pelo censo dos Estados Unidos, United States Census Bureau, é a responsável pela criação da primeira base de dados numérica, criada em 1951. Além dessa temos o Instituto Nacional de Estatísticas e o IBGE como referências.

As bases de dados podem ser classificadas como referenciais, que indicam fontes, ou de fontes, que indica os dados originais; é nessa segunda que entram as bases de dados numéricas, que pode focar somente em dados numéricos e estatísticos ou incluir tanto dados numéricos, quanto textuais.

Como exemplo de bases de dados numéricos temos as nacionais: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Há também os exemplos internacionais como: Instituto Nacional de Estatística – INE (governo português); UNdata (serviço de dados para comunidade global); Institut National de la Statistique et des Études Économiques - INSEE (economia e sociedade francesa); Census Bureau (agência de sistema estatístico federal dos EUA); The Organisation for Economic co-operation and Development – OECD (promover políticas que melhores o bem estar econômico).


© 2017 - 2025 by NeoCyber.