[AULA 10 / SEMINÁRIO 6] RECURSOS DE BUSCA DE INFORMAÇÃO - GOOGLE E SEU UNIVERSO


[AULA 10 / SEMINÁRIO 6] RECURSOS DE BUSCA DE INFORMAÇÃO - GOOGLE E SEU UNIVERSO

 

 

OBSERVAÇÕES

O blog de hoje e os próximos consistirão em formatos de resumos para destacarmos alguns pontos importantes sobre os seminários que foram divididos em vários conteúdos. Esses temas foram distribuídos no começo de semestre para podermos estudar melhor os temas e poder ver o trabalho realizado pelos colegas de classe, para promover o diálogo. Devido a pandemia da COVID-19, os blogs estão sendo realizados somente com uma análise do material, sem que haja uma discussão mais apropriada com os integrantes ou discente que foi responsável pela montagem do material.

 

 

   

TÓPICOS DESCRIÇÕES

PRIMEIRA PARTE: EMBASAMENTO TEÓRICO

 

  • O sexto seminário realizado pelas discentes do período noturno Mirna Neit Felix, Fernanda Barbosa Lima e Carolina Alves da Silva é sobre o tema de Recursos de Busca da Internet, bem como o Google e seus produtos. O trabalho, inicialmente, foca nos seguintes termos: motor de busca, search engine e ALIWEB que são importantes para entender como que se procedem os sistemas de busca na Internet. É importante reparar que esses termos relacionam também sobre o refinamento dos sistemas de busca, como por exemplo, o ALIWEB que foi o primeiro sistema a fornecer pesquisa em full text. 

 

  • Além disso, a parte introdutória também divide explicações sobre os tipos de buscadores; o Surface Web, parte da web que é visível aos usuários e representa apenas entre 20 ou 25% do todo que a Web busca; a pesquisa realizada dentro da plataforma Google.

 

SEGUNDA PARTE: EXEMPLIFICAÇÃO DE BASES DE DADOS

 

  • Apesar de não ser bases de dados, o grupo não deixa de demonstrar uma variedade enorme de referenciadores de busca, além do Google: dentre eles, podemos citar o Yahoo, o Baidu, o Bing que também operam com este formato semelhante de busca. O interessante é perceber os referenciadores de busca que são fora do círculo ocidental, visto com o Baidu, por exemplo, e o Yandex, da Rússia.

 

  • A opção mais interessante, provavelmente seja o Internet Archive, pois ele fora mencionado diversas vezes entre os docentes do curso de Biblioteconomia, em especial, na disciplina de Documentação Audiovisual, por se tratar de um espaço que permite um armazenamento absurdo de vários tipos de conteúdo na Internet.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  • A ideia do Google continua a ser uma referência como um buscador padrão, mas é notável que vários outros tipos de buscadores têm suas redes próprias, inclusive, quando elas são buscadores nacionais. Pela ótica do trabalho, nós podemos perceber que os países do leste asiático concentram esses buscadores nacionais, o que pode levantar debates sobre o acesso do Google nessas regiões em que há um predomínio maior desses buscadores.

 

  • Podemos ver que a ideia do Google, assim como visto no trabalho referente ao ISI, é se tornar um buscador padrão e de referência geral a sociedade, também cumprindo sua variabilidade em fornecer seus serviços atendendo diversos públicos e cooperando com eles. No ano de 2020, neste período da pandemia da COVID-19 podemos perceber que o Google fez uma parceria com editoras acadêmicas de renome e que liberaram acesso aos seus conteúdo pagos ou assinados em universidades e que estão disponíveis na plataforma do Google Acadêmico.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.