Aula 7 - Seminário 3: Bases de dados numéricas


Seminário 3: Base de dados numéricas

O blog da aula 7 é sobre o seminário de base de dados numéricos desenvolvido pelas discentes Amanda Lumi Sugimoto e Nathália Zaneratto, no ano de 2019. 
A apresentação é iniciada com a conceituação de base de dados, que consiste em fontes de informação computadorizadas que podem ser pesquisadas através de um computador. Após a apresentação dos conceitos, as discentes deram exemplos dos tipos de bases. 
As bases de dados numéricos se inserem na tipologia “de fonte”, são aquelas que contêm a informação completa e não requerem do usuário ir a outras fontes para obter respostas.
Segundo as discentes, as bases de dados numéricas são as que contêm séries estatísticas ou dados numéricos, que em certos casos podem ser estatisticamente manipulados para produzir tabelas e gráficos. 
Foram apresentadas 4 exemplos de bases nacionais: SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática de Dados); Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados); DIEESE (Depto. Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Também foram citados exemplos internacionais, tais como: UNdata (Organização das Nações Unidas); US Census Bureau e por fim, a eurostat, mantida pelo escritório de estatística da União Europeia com a missão de prover estatísticas de alta qualidade para a Europa.
 
 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.