Seminário 1 - Base de Dados Referenciais: Bibliográficas e Catalográficas


Seminário 1 - 13/04/2020

 

Base de Dados Referenciais: Bibliográficas e Catalográficas

Seminário apresentado por:

Júlia D. Hosino, Lígia A. dos Santos e Natália G. da Silva

 

Bases de Dados são um conjunto de dados organizados e forma a permitir a recuperação da informação por parte dos usuários. Já os Bancos de Dados são um conjunto de bases de dados.

De acordo com as autoras, as primeiras bases de dados surgiram no contexto da Segunda Guerra Mundial, com um objetivo bélico, para rastrear e interceptar a comunicação dos adversários. Alan Turing, um matemático inglês, foi o primeiro a criar uma linguagem para decodificar os códigos alemães.

Já no contexto da Guerra Fria, nomes importantes foram John Eckert e John Mauchly, criadores do primeiro computador, apelidado de ENIAC. A partir disso, criou-se o primeiro banco de dados, o IMS – Information Management System.

As autoras apresentam a definição de Bases de Dados Referenciais, que apresenta informações secundárias, que por sua vez identificam as fontes primárias. Informam ao usuário onde ele pode encontrar aquilo que procura.

As Bases de Dados pode ser Bibliográficas ou Catalográficas. As Bibliográficas apresentam citações acompanhadas ou não de resumos dos trabalhos publicados. Já as Catalográficas apresentam o acervo de uma biblioteca ou rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo os documentos.

Como exemplos das Bases de Dados Bibliográficas há:

Medline - Ciências da Saúde;

IEEE Xplore - Digital Library – Ciências Exatas;

BIREME - Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde.

 

Como exemplos de Bases de Dados Catalográficas há:

Index Copernicus International – interdisciplinar;

Sistema de Bibliotecas da Unicamp – interdisciplinar

Dedalus / USP - Interdisciplinar


© 2017 - 2025 by NeoCyber.