Internet das Coisas (ioT), Inteligência Artificial (I.A.) e Big Data


O campo da tecnologia trabalha para desvendar os processos do raciocínio humano e, a partir desses estudos, pensar soluções tecnológicas que realizem atividades antes feitas somente por mãos e cérebros humanos. A IoT - Internet of Things nos traz perspectivas de mudanças no processo comunicacional através da apropriação de ferramentas que convergem objetos inteligentes e a internet, e  têm por proposta facilitar as atividades cotidianas. Cria, assim, o conceito de “anytime, anywhere, anymedia, anything”.

A Inteligência Artificial, enquanto campo de estudo, tem a intenção de compreender as capacidades humanas e adaptá-las para simular processos cognitivos. Percebemos as tentativas de empresas ligadas à tecnologia de aprender o comportamento e padrões de usos de seus usuários com a finalidade de adaptar sua interface para uma melhor experiência dos mesmos, como as sugestões de conteúdos dos serviços de streaming de filmes e séries da Netflix, ou de músicas do Spotify. Estudos recentes preconizam maiores avanços da IA, desenvolvendo máquinas que possuem a capacidade de debater com seres humanos.

 O conceito de Big Data, área do conhecimento que analisa o processamento de grandes conjuntos de dados, é importante no contexto da IoT. Com a grande quantidade de produção e veiculação de informações, a Ciência da Informação procura se adaptar às ferramentas tecnológicas que permitem sua melhor funcionalidade. Assim, o profissional bibliotecário encontra diferentes possibilidades de atuação neste contexto de apropriação tecnológica, organizando e facilitando o acesso à informação.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.