Seminário 2 - Bases de dados de textos completos


O segundo seminário, apresentado no período noturno pela  aluna Gabriela Alfonso, tratou a temática “Bases de dados de textos completos”. Começa conceituando bases de dados como um conjunto de dados inter-relacionados, organizados para facilitar sua recuperação, e cujo objetivo é oferecer informações precisas e confiáveis.

Após, diferencia bases de dados referenciais e de fonte, sendo a primeira as que apresentam informações secundárias e identificam fontes primárias, e a segunda as que contém fontes primárias e não necessitam de consulta a outras fontes. As bases de dados de textos completos fazem parte do segundo tipo. 

Bases de dados de textos completos, como o próprio nome diz, são bases que contém as informações ou registros completos. São exemplos as bases que contém livros, artigos de periódico, programas de computadores, notícias de jornais, patentes, dentre outros tipos de documentos. 

Por fim, exemplifica o conceito com algumas bases nacionais e internacionais. São elas: Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia, Periódico TransInformação, Infoteca-e, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Medline Complete, SciELO, Open Library e arXiv. Em todas elas destaca descrição, idiomas, tipo e facilidade de pesquisa e cobertura. 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.