Seminário 3 - Bases de dados numéricos
Postagem realizada em: 08/07/2020 às 02:42:25
Autor: Giovana Batista
O seminário três, “Bases de dados numéricos” não foi apresentado pela turma de 2020 da disciplina Recursos Informacionais II. Assim, este relatório será baseado na apresentação de 2019 da aluna Raphaela Nascimento, que inicia descrevendo bases de dados como um conjunto de dados inter-relacionados organizados com o objetivo de permitir a recuperação da informação.
Em seguida, conceitua base de dados numéricos como bases que contém séries estatísticas ou dados numéricos que, em certos casos, podem ser manipulados para se produzir gráficos e tabelas, além de breve histórico das bases de dados numéricas, destacando a criação de um dos seus primeiros modelo em 1951 pela United States Census Bureau e de sua inserção no Brasil.
Após, explica a função das bases de dados e a diferença entre bases referenciais e de fontes. Por fim, utiliza como exemplos as seguintes bases de dados: Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados - SEADE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA, Países (IGBE), Instituto Nacional de Estatísticas - INE, UNdata, Institut National de la Statistique et des Études Économiques - INSEE, Census Bureau e The Organization for Economic Co-operation and Development - OECD. Destaca informações como criação, abrangência temática e objetivos.