Seminário 4 Bases de Dados do ISI – Seminário 4


Seminário 4 - 11/05/2020

Bases de Dados do ISI 

Apresentado por Layza Dias e Lucas Wada – matutino

 

O Institute for Scientific Information foi uma agência da publicações fundada em 1960, na Philadelphia, por Eugene Garfield, um químico com PhD em Linguística.

Além de fornecer serviços de bancos de dados cientométricos e bibliográficos, o ISI ganhou relevância devido ao seu trabalho de análise e indexação de citações.

A partir de 2018, o ISI passou a fazer parte do Web of Science Group

Eugene Garfield formou-se em Química em 1949, e em seguida foi convidado a participar do projeto Welch Machine Indexing, da Universidade John Hopkins. Tal projeto é o precursor do índice global de periódicos, Index Medicus. Em 1955, Garfield fundou o Current Contents, que difundia publicações recentes e importantes nomeio acadêmico. Em 1960, houve uma mudança de nome, e o então instituto passou a ser denominado como Institute For Scientific Information (ISI). Em 1958, em parceria com o Prêmio Nobel da Medicina, Joshua Lederberg, Garfield criou o Science Citation Index.

O Web of Science funcionou com base num índice de citação, mas além disso possuía ontologias próprias que facilitavam a organização de seu conteúdo.

Em 2016, o Web o Science passou a ser propriedade da Clarivate Analytics e a instituição afirmou que sua missão era preservar e continuar seguindo o legado de Garfield.

Atualmente, eles contam com mais de 1,7 bilhões de referências citadas, 34 mil periódicos indexados e mais de 161 milhões de registros realizados. Além disso, possui mais de 9 mil assinaturas realizadas por instituições do mundo inteiro, e abarca todas as áreas da ciência.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.