Resumo Seminário 3 - Bases de Dados Numéricas
Postagem realizada em: 16/07/2020 às 15:18:11
Autor: Mirella Del Mazza
Um tema bastante interessante, as bases de dados numéricas são compostas por séries estatísticas ou dados numéricos. São especialmente importantes para aqueles que precisam produzir tabelas ou gráficos com dados estatísticos. Exemplos brasileiros que podem ser destacados são: a SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática de Dados) - Banco de dados numéricos mantido pela Fundação IBGE, com apresentação de tabulações especiais de informações estatísticas, geográficas, cartográficas e ambientais do Brasil.
Também a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) - Mantém base de dados numérica com informações de dados da FGV, FIBGE, FIESP, CEBRAP e de Secretaria Estaduais. Contém acervo de informações socioeconômicas sobre o Estado de São Paulo e municípios paulistas (desemprego, população, economia, eleições, comércio, previdência, etc.).
Em escala global, destaca-se a InfoNATION, um banco de dados com estatísticas de quase todos os países do mundo, com indicadores socioeconômicos, tabela comparativa com dados da Divisão de Estatística das Nações Unidas, além da própria ONU (Organização das Nações Unidas), que mantém bases de dados estatísticos internacionais referentes a indicadores socioeconômicos dos países.